auxílio financeiro

Conselho Universitário da UEMASUL aprova cinco resoluções de assistência estudantil

As ações, programas e projetos de assistência estudantil por meio dos auxílios financeiros minimizam os efeitos das desigualdades sociais e garantem a permanência dos estudantes na universidade.

As resoluções que implementam os auxílios vem somar à outros programas e projetos desenvolvidos pela instituição com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Conselho Universitário da UEMASUL, aprovou por unanimidade, durante a 12ª reunião extraordinária, realizada na última quinta-feira, 28, cinco resoluções, no âmbito das políticas de assistência estudantil: Auxílio transporte,  Auxílio creche, Auxílio alimentação, Auxílio refeição e Auxílio moradia. As propostas foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE). O objetivo das resoluções é o de incentivar a permanência dos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades acadêmicas de graduação, e a seleção será feita por meio de editais específicos, durante o ano de 2022.

O Auxílio transporte irá beneficiar 250 alunos; o Auxílio refeição 200; o Auxílio creche  100, o Auxílio Moradia 270, e o Auxílio alimentação 370,  sendo 300 disponibilizados para o campus Açailândia e 70 para o campus Estreito. A resolução que cria o Auxílio alimentação, institui ainda o Programa Auxílio Alimentação (PROAL), com o objetivo de complementar despesas com alimentação, nos campi onde não existam restaurantes universitários. Já a resolução do Auxílio refeição institui o Programa Auxilio Refeição (PROAR), que tem por objetivo complementar despesas com alimentação nos campi onde existam restaurantes universitários. A resolução que institui o Auxílio moradia também cria o Programa Auxílio Moradia (PRAM) para quem residir em outro país, estado ou munícipio do campus de vínculo.

A 12ª reunião extraordinária foi presidida pela vice-reitora Lilian Castelo Branco de Lima, reitora em exercício. Foto: Ascom/UEMASUL.

De acordo com a gestão superior, as ações, programas e projetos de assistência estudantil por meio dos auxílios financeiros desenvolvidos nas instituições minimizam os efeitos das desigualdades sociais e garantem a permanência dos estudantes nos cursos, diminuindo a evasão e o desempenho acadêmico por razões socioeconômicas.

“Os auxílios aprovados pelo CONSUN foram criados com objetivo de promover a inclusão social, considerando a importância de incentivar a permanência dos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades acadêmicas de graduação. Serão contemplados 1090 alunos dos seis Centros da UEMASUL”, explicou o pró-reitor Zilmar Timóteo Soares.

As resoluções que implementam os auxílios vem somar à outros programas e projetos desenvolvidos pela instituição com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico como o Restaurante Popular e Universitário (RPU),  e o Programa Bolsa Permanência (PBP). Os programas possuem caráter social e proporcionam auxílio financeiro aos acadêmicos regulares dos cursos de graduação, classificados como em situação de carência socioeconômica, para a sua permanência na universidade, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares.

Também foi aprovada por unanimidade a resolução nº 171/2022 que Estabelece as Diretrizes Educacionais para o retorno presencial dos cursos de graduação da instituição, a partir do dia 02 de maio. As aulas presenciais foram realizadas remotamente durante dois anos, em decorrência do cenário epidemiológico da Covid-19. A nova resolução prevê a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal completo para a comunidade acadêmica e o cumprimento dos protocolos de biossegurança, como a continuidade do uso de máscaras faciais, e homologada a Resolução Ad Referendum  nº 170, que autoriza a aceitação de doação de livros da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão(FSADU), ao Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da UEMASUL.