lato sensu

Conselho Universitário da UEMASUL aprova cinco novos cursos de pós-graduação

A especializações contemplam as áreas das Ciências Agrárias, Ambiental e da Saúde com previsão de início ainda em 2021.

Os cursos lato sensu são uma modalidade de pós-graduação que proporcionam aperfeiçoamento aos profissionais já graduados, em suas áreas de conhecimento. Foto: arquivo/ASCOM.

Realizada na última quinta-feira (15), por meio de videoconferência, as conselheiras e conselheiros deliberaram e aprovaram nove resoluções, entre elas, cinco resoluções de criação de cursos de pós-graduações lato sensu e seus respectivos projetos, nos formatos autossustentado e gratuito.

No formato autossustentado foram aprovados os cursos de Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, Especialização em Produção Animal, Especialização em Docência em Saúde e Especialização em Gestão de Clínicas e Consultórios. O curso de Especialização em Ciências Ambientais será ofertado de forma gratuita.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva, a aprovação dos novos cursos Lato sensu é de extrema importância para a região. “Além de a UEMASUL estar cumprindo com sua missão de desenvolvimento regional, ela está se preparando para a pós- graduação Stricto sensu. Esses cursos com certeza serão a base para a criação de cursos de mestrado. Serão mais de 300 pessoas aptas para atuarem na comunidade com mais competência e mais habilidade nas suas áreas”, destacou.

As aprovações, por unanimidade, das resoluções que criam as especializações, fortalecem ainda mais as competências dos profissionais de Imperatriz e de toda a região Tocantina. A reitora Elizabeth Nunes Fernandes parabenizou a todos os professores e professoras dos centros de ensino, responsáveis pela criação dos projetos de especializações. “O avanço da pós-graduação da UEMASUL, em nível lato sensu, com aprovação dos cursos de especialização inéditos na região, em diferentes áreas do conhecimento proporcionam à sociedade a oportunidade da formação continuada de qualidade, envolvendo professores de elevada qualificação. Os produtos da formação dos cursos de lato sensu são base para as futuras propostas de novos cursos de stricto sensu, além de contribuirem no aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais que atuam na região.”

Os cursos de pós-graduação lato sensu estão previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e são criados em consonância com o Plano Nacional de Educação e com as diretrizes estratégicas da UEMASUL, em atendimento às necessidades locais dos 22 municípios, de abrangência territorial da instituição.

O curso lato sensu  é uma modalidade de pós-graduação de nível superior que proporciona aperfeiçoamento  aos profissionais já graduados,  em suas áreas de conhecimento. O objetivo é ganhar competências específicas para facilitar a ascensão na carreira profissional. Hoje, a UEMASUL oferta dois cursos Lato sensu:  Especialização em Matemática Aplicada e Física (gratuito); e Especialização em Educação: Didática do Ensino Superior (autossustentado).

Além dos cinco cursos de especialização, o Conselho Universitário aprovou ainda o Projeto Pedagógico do curso de Administração do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), o Projeto Pedagógico do curso de Letras, Língua Portuguesa, língua Inglesa e literaturas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), a homologação da Resolução Ad referendum nº 125/2021 – CONSUN/UEMASUL, que Aprova o projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CCHSTL) e a Resolução Ad referendum nº 126/2021, que autoriza o reaproveitamento de vaga para Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.