consun

Conselho Universitário aprova Resolução de regime de trabalho dos docentes

A proposta da resolução foi elaborada a partir de contribuições coletivas dos docentes e é o primeiro documento da categoria, na instituição.

Durante a reunião ordinária foram empossados quatro novos conselheiros pela presidente do CONSUN. Foto: reprodução Youtube.

Durante a 19ª reunião ordinária do Conselho Universitário – CONSUN/UEMASUL, realizada na ultima quarta-feira (3), por meio de videoconferência, as conselheiras e conselheiros deliberaram e aprovaram seis pautas, entre elas a proposta de resolução que aprova o projeto pedagógico do Curso de Química Licenciatura do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológica-CCENT/UEMASUL; a proposta de resolução que autoriza o reaproveitamento de vaga para concurso público para ingresso na carreira do Magistério Superior da UEMASUL; a proposta de resolução que trata das normas e fixa critérios inerentes ao regime de trabalho dos docentes da UEMASUL e a proposta de alteração da Resolução nº 108/2020 – CONSUN/UEMASUL, que aprova o Calendário Acadêmico para o semestre 2021.1 para os cursos de graduação da universidade.

A aprovação, por unanimidade, da resolução que trata das normas do regime de trabalho dos docentes da UEMASUL foi uma grande conquista, sendo elaborada a partir de contribuições coletivas dos docentes. A pró-reitora de Planejamento e Administração, Sheila Elke Araújo Nunes, falou da sua satisfação em apresentar a proposta. “Foi uma resolução que, no decurso da sua construção, ocorreram várias reuniões da Comissão Institucional e dos docentes efetivos. A mesma foi finalizada a partir das contribuições coletivas e organizada por um grupo de trabalho que integrou a comissão instituída inicialmente e a comissão representante dos docentes”.

Durante a reunião, a presidente do Conselho Universitário da UEMASUL, reitora Elizabeth Nunes Fernandes, deu posse aos novos conselheiros e conselheira: professor Ronaldo Neri Farias, representante da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (APRUEMA); professor Gutierrez Rodrigues Moraes, diretor do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras, campus Estreito; Raniere Nunes da Silva, bibliotecário do campus Imperatriz e Conceição de Maria Amorim, chefe da Divisão de Serviço Social e Médico, ambos representante dos técnicos administrativos.

Por ser de caráter público e em cumprimento das medidas destinadas à prevenção do contágio e combate à propagação da COVID-19, a reunião, realizada por videoconferência, foi transmitida pelo canal da UEMASUL no Youtube.

Composto por 28 membros, representando cada estrutura da universidade, o CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, de competências normativa, deliberativa e recursal. São atribuições do Conselho traçar as diretrizes da universidade, aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras. A próxima reunião ordinária do Conselho Universitário será realizada no dia 16 de abril de 2021.