CONSUN

Conselho Universitário aprova novo PPC do curso de Medicina Veterinária

O novo Projeto Pedagógico do curso tem o objetivo de obter renovação de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, as reuniões têm sido realizadas de forma online, por videoconferência. Fotos: Ascom/UEMASUL.

Ao abrir a 17ª reunião ordinária do CONSUN, nesta quinta-feira (22), por meio de videoconferência, a presidente do Conselho Universitário da UEMASUL, reitora Elizabeth Nunes Fernandes deu posse aos novos conselheiros (as), representantes do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia: Bruno Lucio Meneses Nascimento, diretor do centro; João Miguel Santos Dias, diretor do curso de Engenharia Civil; Ivo Almeida Costa, diretor do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental; e a professora Rosângela Portilho Costa Santos, diretora do curso de Medicina, campus Imperatriz.

Em seguida, os membros do Conselho discutiram e votaram as matérias previstas em pauta, entre elas, a minuta de Resolução que aprovou o Projeto Pedagógico do curso de Medicina Veterinária Bacharelado, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Imperatriz, apresentada pela professora Monalisa de Sousa Moura Souto.

A presidente do CONSUN, reitora Elizabeth Nunes Fernandes parabenizou às professoras e aos professores do curso de Medicina Veterinária, que fizeram parte da comissão, pela elaboração PPC do curso e pela nota recebida no Enade. “Fico muito feliz em ver essa apresentação e mais feliz ainda em ver as metodologias ativas, as diretrizes do curso. Tínhamos essa necessidade, esse é um novo curso que precisa de novas diretrizes. Para nós como instituição fica o aprendizado que é uma metodologia que vale a pena, essa composição multidisciplinar, com a parceria de outras instituições, neste momento em que o curso recebe nota 3 no ENADE.”

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) monitora o processo de aprendizagem e rendimento dos estudantes em cada curso, refletindo a qualidade da graduação das instituições de ensino superior em todo o país, todos os anos.

Durante a reunião foi homologada a Resolução nº 110/2020 – CONSUN/UEMASUL, Ad Referendum que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Administração Bacharelado do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras – CCHSTL/UEMASUL, discutida a proposta de Resolução que estabelece normas e critérios para avaliação do Estágio Probatório de Docentes na Carreira do Magistério da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, e apresentado o relatório de Execução Orçamentária Financeira, do primeiro e segundo quadrimestres de 2020.

Composto por 29 membros, representando cada estrutura da universidade, inclusive com quatro representações acadêmicas, o CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, de competências normativa, deliberativa e recursal. São atribuições do Conselho traçar as diretrizes da universidade, aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras.

Desde maio deste ano, as reuniões do CONSUN estão sendo realizadas por videoconferência cumprindo as medidas estabelecidas à prevenção do contágio e ao combate à propagação da COVID-19, causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). De caráter público, as reuniões são transmitidas ao vivo no canal da UEMASUL, no YouTube. A próxima e última reunião de 2020 será realizada no dia 11 de dezembro.