coronavírus

Comitê de Monitoramento e Avaliação realiza ações durante pandemia

O CMA é formado por representantes de cada setor da instituição e se reúne por videoconferência uma vez por semana, ou caso necessário, de forma extraordinária a qualquer momento.

As reuniões do Comitê são feitas por meio de videoconferência. Foto: Ascom/UEMASUL.

Criado em março pela Portaria n° 134/2020 da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o Comitê de Monitoramento e Avaliação (CMA/UEMASUL) atua durante o período da suspensão das aulas, com o objetivo de monitorar a evolução da pandemia do coronavírus na área de atuação da UEMASUL, no Maranhão e no país. O Comitê acompanha e assessora a Administração Superior da universidade na tomada de decisões em relação às intervenções/atuações para o enfrentamento à COVID-19. O CMA, composto por representantes de cada setor da instituição se reúne por videoconferência uma vez por semana, ou caso necessário, de forma extraordinária e todas as reuniões são registradas em Ata. Para facilitar a condução das reuniões e ações, o Comitê foi organizado em eixos: administrativo; ensino, pesquisa e extensão; promoção à saúde; e comunicação.

Para a presidenta do Comitê, jornalista responsável pela Assessoria de Comunicação da UEMASUL, Nícia de Oliveira, as ações reforçam a posição da instituição na sociedade. “A transparência e a responsabilidade social são valores que norteiam a UEMASUL e o CMA/UEMASUL é a validação disso. Diante do cenário de isolamento social, a comunicação entre instituição, comunidade acadêmica e sociedade em geral precisa ser ainda mais eficiente. Por isso, o comitê tem a preocupação de informar sobre a situação que enfrentamos e como a universidade se posiciona diante das diversas circunstâncias que se apresentam durante este período”.

Desde a sua criação, o Comitê realiza atividades de orientação quanto ao funcionamento dos campi; encaminha orientações de atuação para a Reitoria; promove debates em redes virtuais; define e orienta o modelo de trabalho dos servidores, diretores de centro, pesquisadores e orientadores; sugere a produção de conteúdo para as redes sociais com informações diversas, estabelece diálogos com a sociedade civil, atualiza as Instruções Normativas baseadas em Decretos Estaduais e avalia ações tomadas pela UEMASUL e pelo próprio comitê.

Uma das ações que envolve toda a sociedade são os bate-papos virtuais “Diálogos em tempos de pandemia”, transmitidos semanalmente por meio dos canais oficiais da instituição: Youtube e Instagram.  As lives discutem assuntos relacionados à pandemia com profissionais qualificados da universidade e convidados, com grande interação popular. Já foram realizadas cinco transmissões ao vivo, onde os convidados respondem às perguntas formuladas pelo público, com os temas: Medidas de prevenção e tratamento à Covid-19, Coronavírus e povos indígenas no Brasil, Conjuntura econômica na pós-pandemia, As desigualdades de gênero e suas consequências em tempos de coronavírus, Fake news e desinformação; e Garantia do direito à educação.