SALA DE IMPRENSA

sapiens

Começa nesta terça-feira (6), a V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão

Este ano será discutido o tema: “A Inovação nas instituições públicas como estratégia para o desenvolvimento regional”.


Ascom UEMASUL

Coordenada pela PROPGI e pela PROEXAE, a Semana de Pesquisa, Inovação e Extensão tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão. Foto: Ascom/UEMASUL.

A característica fundamental de uma universidade é a sua capacidade de produzir e disseminar conhecimentos por meio de estudos e pesquisas conduzidas pelos seus laboratórios, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, além de desenvolver projetos de extensão compatíveis com as necessidades da sociedade, em particular às comunidades em torno da qual estão inseridas, de acordo com Almeida Maricato, (2021).

O tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão, junto com a inovação, fortalecem as políticas públicas das instituições. A inovação nas universidades pode ocorrer de variadas formas: acadêmica, administrativa, tecnológica e social. A inovação está prevista na Lei nº 10.973/2004, estabelecendo medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país.

A V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), que começa nesta terça-feira (6), discute o tema: “A Inovação nas instituições públicas como estratégia para o desenvolvimento regional”. 

A programação será realizada de forma híbrida, com atividades no ginásio e no auditório do campus II -Imperatriz, e as palestras transmitidas pelo canal da UEMASUL no Youtube. A abertura contará com a presença da Gestão Superior da universidade, do representante da FAPEMA, senhor João Batista Bottentuit Júnior e palestra “Importância e usos da propriedade industrial para o meio acadêmico”,  proferida pelo prof. dr. Douglas Alves Santos, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), às 17h.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a SAPIENS tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos, no ciclo 2021/2022, promovendo uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária.

Iniciação científica e inovação

A produção e promoção da ciência é um compromisso firmado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e têm norteado as políticas de pesquisa e inovação da UEMASUL, ampliando a captação de recursos externos para investimentos em pesquisa, provenientes das principais agências de fomento, como CNPq e FAPEMA. Nesta edição estão disponibilizados 163 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 18 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Allisson Bezerra Oliveira, a semana dedicada à mostra de pesquisas desenvolvidas na universidade, também é um momento de integração com o público externo. “O papel da V SAPIENS vai muito além da exposição dos trabalhos. Além promover a democratização de conhecimento científico por meio dos seus programas institucionais de Iniciação Científica, Inovação Tecnológica e Extensão acadêmica, o evento amplia a aproximação da instituição com a comunidade. Com a compreensão de que o trabalho cooperativo amplia os resultados científicos, busca-se potencializar os diálogos internos na universidade entre professores e alunos, além de discutir sobre a inovação em um espaço multidisciplinar e interinstitucional, fundamental para a formação da base que sustentará o avanço tecnológico e o desenvolvimento regional, sobretudo na região Tocantina do Maranhão”.

A acadêmica de Engenharia Civil, campus Açailândia,  Marly Cirqueira Santos, é bolsista PIBIC, e vai apresentar a pesquisa: Determinação experimental do coeficiente de flambagem de peças comprimidas de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) em três condições de apoio. “A semana acadêmica SAPIENS é de suma importância, pois socializa os resultados dos projetos que foram trabalhados o ano inteiro, quais descobertas foram feitas e como a sociedade pode usufruir disso”, pontuou.

Extensão

Já as ações de extensão contribuem para a formação acadêmica e cultural dos alunos de graduação, junto com a pesquisa, a inovação e o ensino, contribuindo para o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão. São inúmeros projetos desenvolvidos pela instituição que vão ao encontro das necessidades das comunidades, possibilitando a mediação, diálogo e construção de saberes. Ao todo serão apresentados na SAPIENS, 46 trabalhos de extensão desenvolvidos nos três campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, contemplando diversas áreas do conhecimento. 

“Os projetos de extensão proporcionam aos acadêmicos a possibilidade de conhecer outros resultados extensionistas e suas viabilidades. Dependendo do projeto, o aluno consegue ter contato com acadêmicos de diferentes áreas. No mundo globalizado atual, essa rede pode ser um grande diferencial para o seu futuro no mercado de trabalho. A extensão universitária, de acordo com o artigo 207 da Constituição de 1988, é uma ação indissociável ao ensino e à pesquisa. Essa prática acadêmica pode ser uma forma de aproximação para promover um diálogo com outros setores da sociedade, viabilizando uma produção de conhecimentos de forma colaborativa, promovendo a integração entre universidade e sociedade, promovendo sobretudo o conhecimento”, afirmou o pró-reitor de extensão e assistência estudantil, professor Zilmar Timóteo Soares.

O bolsista de extensão, acadêmico do curso de Letras, Português/Inglês, Marcos Emerson Carvalho Gomes, que desenvolve o projeto “De letras e sons: o ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras”, fala sobre a importância de participar da SAPIENS. “O projeto de extensão se tornou uma grande influência nos meus estudos. Ao entrar em contato com essa proposta da universidade, que une professores e alunos para o desenvolvimento de pesquisas, tive uma melhoria na escrita, na oralidade e no meu desempenho estudantil. Apresentar o projeto na SAPIENS não só é, um momento de reconhecimento pelo trabalho elaborado durante todo ano, e a oportunidade dele ser visto além dos muros da instituição, gerando um ciclo de conhecimento mútuo”, concluiu. 

O evento segue até quinta-feira (8), com uma programação diversificada de minicursos, mesas-redondas, palestras, apresentações dos bolsistas e voluntários de iniciação científica, de inovação tecnológica, e dos bolsistas de extensão. No encerramento serão premiados diversas categorias na área da pesquisa e inovação e trabalhos na área de extensão.

 


Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.