SALA DE IMPRENSA

SAPIENS

Começa a III Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL

A programação ocorre até sexta-feira (26), com minicursos, oficinas e apresentações orais dos bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica, de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Bolsas de Extensão. 


Ascom UEMASUL

O presidente da FAPEMA, André Silva dos Santos, ministrou a palestra: “Desafios e avanços da pesquisa em tempos de pandemia”. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Começou hoje (24) a III Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, com o tema: “Desafios e perspectivas de ensino, pesquisa, inovação e extensão em tempos de pandemia”. A abertura foi transmitida pelo canal da UEMASUL no Youtube. Coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a SAPIENS tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos.  

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes abriu a cerimônia, com as presenças do secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, representando o secretário de Estado, da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Silva dos Santos;, da pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva; e do Pró-Reitor de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício, professor Joaquim Paulo de Almeida Júnior.

A produção e promoção da ciência é um compromisso firmado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e tem norteado as políticas de pesquisa e inovação da UEMASUL, ampliando a captação de recursos externos para investimentos em pesquisa, provenientes das principais agências de fomento, como CNPq e FAPEMA. Nesta edição estão disponibilizados, na plataforma do evento, as apresentações de 128 trabalhos produzidos no ciclo 2019/2020. 

Em sua saudação, a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva, reforçou a importância da ciência. “A ciência hoje representa a continuidade da nossa vida, é que da ciência que vem as respostas para as dificuldades, principalmente para a saúde. A UEMASUL está preparando seus alunos não só para o mercado de trabalho imediato, mas, para adentrar uma pós-graduação tanto para os alunos da UEMASUL que já tem curso de mestrado, quanto para as universidades brasileiras e do mundo. Estamos crescendo na pesquisa, na extensão e na inovação, cumprindo assim o nosso papel como universidade para desenvolver a região Tocantina, o Brasil e o mundo.”

As ações de extensão contribuem para a formação acadêmica e cultural dos alunos de graduação, junto com a pesquisa, a inovação e o ensino. São inúmeros projetos desenvolvidos pela instituição que vão ao encontro das necessidades das comunidades da Região Tocantina, possibilitando a mediação, diálogo e construção de saberes, superando condições de desigualdade e de exclusão.

Para o Pró-Reitor de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício, professor Joaquim Paulo de Almeida Júnior, as ações de extensão permitem aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. “As ações de extensão universitárias são muito importantes para o aproveitamento  acadêmico, e têm o objetivo de ampliar o conhecimento, acrescentar experiências, e oferecer suporte para evolução cultural, social e profissional do estudante”.

A acadêmica do 3º período do curso de Física e bolsista de Iniciação Científica da FAPEMA, Liliana Souza do Carmo, destacou a importância de participar de um projeto científico. “Há um amadurecimento acadêmico que só a iniciação científica proporciona, fazemos muitos contatos com professores, quebrando as barreiras, conhecemos outras universidades, outros alunos e compartilhamos experiências”.

Liliana pontuou, ainda, o aumento de meninas e mulheres na ciência. “A UEMASUL, como outras instituições têm essa preocupação de que as meninas estejam inseridas na ciência. Desde 2018 até a última turma de 2016, tínhamos apenas cinco meninas. Depois de alguns projetos que a UEMASUL foi trabalhando, hoje, temos mais de 20 meninas”.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Silva dos Santos, proferiu a palestra de abertura do evento com o tema: “Desafios e avanços da pesquisa em tempos de pandemia”. A palestra foi baseada em dados colhidos junto a pesquisadores, como relatado pelo professor. “Levantamos dados do que acontece com a pesquisa dentro do estado pandêmico, junto a professores e alunos pesquisadores, que pudessem mostrar essa realidade”.

Também durante a pesquisa, Santos disse ter sido constatada a importância da UEMASUL na região. “Colhemos dados que corroboram com a atuação e importância da UEMASUL na região, e de como ela revela essa atuação através da FAPEMA, em termos de acesso de pesquisadores aos editais da FAPEMA”.

Foi mostrada a atuação da FAPEMA em projetos nos locais onde existem instituições de ensino superior, médio e técnico. Um dos mapas mostrou o aumento de projetos com fomento na região Sul do estado, onde só existiam dois municípios com projetos de pesquisa. “A partir de 2020, por conta do IFMA e UEMASUL, os municípios de Porto Franco, Estreito  e Carolina apareceram com projetos aprovados, promovendo uma expansão por conta da visão do Governador em criar essa nova universidade com autonomia que provê essa expansão da atuação da FAPEMA através da UEMASUL”, afirmou.

programação da SAPIENS será desenvolvida até sexta-feira (26), com minicursos, oficinas, e apresentações orais dos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT).  De acordo com a organização do evento, a relação dos premiados será divulgada até dia 05 de março. Na área de pesquisa serão premiadas 13 categorias e na área de extensão a premiação será realizada por meio de seis eixos temáticos: educação, saúde, meio ambiente, cultura, trabalho e tecnologia.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet