cine muiraquitã

Cineclube Muiraquitã retoma as atividades por meio de videoconferência

Aberto à comunidade acadêmica e à população, o Cineclube Muiraquitã faz parte de um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos, com o objetivo de ofertar acesso gratuito ao cinema mundial.

As reuniões do  Cineclube Muiraquitã da UEMASUL continuam acontecendo às quartas-feiras, 19h, mas por enquanto os encontros são por meio de videoconferência e cada participante assiste previamente aos filmes em casa. O nome da obra cinematográfica é disponibilizado com antecedência nas redes sociais do projeto e da UEMASUL.

A escolha da programação se dá pela exploração de temáticas mensais ou bimestrais, sendo decidida pelos membros participantes. O gênero cinematográfico que será debatido este mês envolve produções da cultura asiática como, por exemplo, o filme desta semana: “Adeus, Minha Concubina”, de 1993, sob direção de Kaige Chen.

Fruto de um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELLI), o Cineclube Muiraquitã é aberto à comunidade acadêmica e população em geral, com o objetivo de ofertar acesso gratuito ao cinema mundial, proporcionando o contato com filmes de outras épocas, nacionalidades, propostas, e estilos. Além disso, os debates enriquecem as experiências de cada um, por meio da troca, do contato com as diferentes perspectivas, permitindo assim a construção de aprendizados coletivos.

Para a coordenadora do projeto, professora Nice Rejane, retomar as atividades ajuda na aproximação das pessoas nesse período de isolamento social. “Vamos continuar nas quartas, nos mesmo horário (19h), mas, ao invés de realizarmos a exibição, vamos promover apenas o debate, que vai ser realizado em um aplicativo de videoconferência que vamos disponibilizar o link, que nesse caso é o Google Meet. A ideia vai além de retomar o debate e aproximar as pessoas um pouco mais do cinema, nesse momento de isolamento social, é importante estabelecer a comunicação e a interação entre as pessoas”.

Para ter acesso aos filmes os participantes devem entrar em contato com o perfil oficial do Cineclube no Instagram ou pelo email: cinemuiraquitaitz@gmail.com. Os próximos debates serão sobre os filmes: Shadow (dia 19), e Gosto de Cereja (dia 26).