eleição reitorado 2022-2025

Cinco chapas concorrem para Reitor e Vice-Reitor da UEMASUL; entenda como será a votação

O pleito acontece no próximo dia 08 de outubro, das 8h às 21h, de forma totalmente online, para toda a comunidade acadêmica.

Simulação do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição). Foto: Ascom/UEMASUL.

Cinco chapas irão disputar a eleição para os cargos de Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A homologação das chapas inscritas foi divulgada na manhã desta segunda-feira (13), por meio do Edital nº 03/2021 – CE/UEMASUL.

A chapa de inscrição nº 01 é composta pelas professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima, que concorrem para Reitora e Vice-Reitora, respectivamente; a de nº 02 é composta pela professora Iracema Rocha da Silva (Reitora) e pelo professor Enéas Nunes Rocha (Vice-Reitor); a de nº 03 é composta pela professora Elizabeth Nunes Fernandes e pelo professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, atuais Reitora e Vice-Reitor da universidade, que concorrem para os mesmos cargos, respectivamente; a de nº 04 é composta pelas professoras Regina Célia Costa Lima (Reitora) e Carmem Barroso Ramos (Vice-Reitora) e a chapa de nº 05 é composta pelo professor Gilberto Freire de Santana (Reitor) e pela professora Sheila Elke Araújo Nunes (Vice-Reitora).

O período de campanha tem início no dia 18 de setembro e segue até o dia 07 de outubro. A eleição acontece no dia 08 de outubro, das 8h às 21h. O pleito será realizado de forma totalmente remota, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), e irá eleger os representantes dos cargos máximos da instituição para os próximos quatro anos. O voto é secreto e facultativo, e toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

Como irá funcionar o processo eleitoral

Em decorrência da pandemia da Covid-19, o processo eleitoral deste ano será realizado integralmente pelo SIGEleição. Para entrar no sistema de votação, será necessário preencher os campos “usuário” e “senha” com os mesmos dados de acesso do sistema acadêmico (SIGAA) ou do sistema de administração (SIPAC).

Haverá uma cabine de votação eletrônica que simula a urna eletrônica padrão utilizada nos processos eleitorais brasileiros, contendo os numerais de 0 a 9 e as teclas “confirma”, “corrige” e “em branco”. Na cabine de votação, os eleitores deverão digitar o número da chapa de sua preferência e, em seguida, apertar o botão “confirma”. Cada eleitor poderá votar em até três chapas, em branco ou anular o próprio voto. Não será possível votar, separadamente, para Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora de chapas diferentes. Também não será possível votar em uma chapa válida e votar nulo nas escolhas restantes. Ao optar por anular a primeira opção de voto, a votação será encerrada.

Após confirmar o voto nas chapas escolhidas, uma informação pessoal será solicitada ao eleitor ou eleitora, que deverá ser respondida corretamente para que o voto seja confirmado, de maneira a garantir a probidade do processo. A página do SIGEleição irá gerar automaticamente o comprovante de votação do eleitor, para impressão ou arquivamento.

Poderão participar da votação os docentes do quadro de magistério superior, inclusive os visitantes e os substitutos; os alunos e alunas que estiverem regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação; os servidores e servidoras técnico-administrativos do quadro e os contratados em efetivo exercício.

Apuração

A apuração será feita pela própria Comissão Eleitoral, no Auditório do Campus Imperatriz, logo após o encerramento da eleição, com início às 21h30, após a entrega à Comissão Eleitoral, pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), dos boletins de votação extraídos do Sistema SIGEleições com a totalização dos votos.

Os nomes indicados para compor a lista tríplice serão os que obtiverem maior preferência da comunidade universitária da UEMASUL, prevalecendo o peso de 70% para os votos dos docentes, 15% para os votos dos servidores técnico-administrativos e 15% para os votos discentes, nos termos do Art. 48 do Regimento da Reitoria e da Lei Estadual nº 10.525/2016.

Totalizados os votos e julgados os eventuais recursos, a Comissão Eleitoral divulgará os resultados finais do processo Eleitoral. A Comissão Eleitoral encaminhará oficialmente ao Conselho Universitário (CONSUN) o resultado do processo de eleição da lista tríplice, acompanhado do boletim de apuração do pleito, gerado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI/UEMASUL).

Uma vez homologado o resultado do processo eleitoral, o CONSUN irá encaminhar ao Governo do Maranhão a lista tríplice composta pelos nomes dos candidatos mais votados, em ordem decrescente, para os cargos de Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da UEMASUL.

Todo o processo está sendo regido pelo Edital nº 02/2021 – CE/UEMASUL e pelo Regimento da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Texto: Fernando Ralfer e Jefferson Sousa
Fotos: Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.