Mestrado Letras

Aula magna inicia as atividades do curso de Mestrado em Letras

Professores e equipe administrativa participam da cerimônia de abertura do curso de Mestrado em Letras

O mestrado é o primeiro da região na área das Letras. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), promoveu nesta quarta-feira (16), a aula magna do primeiro curso de Mestrado em Letras. A mesa da cerimônia de abertura foi composta pela Gestão Superior, pelo coordenador do Mestrado, e deputado estadual Marco Aurélio. Em seguida, houve a palestra “Mestrado profissional: característica e especificidades”, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio de Assis Cruz Nunes.

O mestrado é o primeiro da instituição e o único de toda a região na área das Letras. O programa tem como objetivo proporcionar ao professor da área, formação científica e cultural, ampla e aprofundada. Aprovado em abril, pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), o Programa de pós-graduação em Letras está em consonância com o Plano Nacional de Educação as diretrizes estratégicas da UEMASUL, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A abertura do programa proporciona mudanças na sociedade, como explica o coordenador do mestrado, professor Gilberto Freire de Santana. “Ter um mestrado na cidade de Imperatriz é uma grande vitória da nossa região, é com isso que realizamos nosso papel de uma universidade que dá oportunidade às pessoas a dar continuidade aos seus estudos, ao seu exercício profissional, para a qualidade, para aquilo que a gente sonha para a Região Tocantina, que é o melhor ensino, cada vez mais empenhado numa qualidade e no retorno para a sociedade, provocando mudanças efetivas nela”.

O programa de pós-graduação é destinado aos profissionais graduados em Letras, e em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando duas linhas de pesquisa: Literatura, diálogos e saberes; e Linguagem, memória e ensino. A pós-graduação, na UEMASUL, é uma oportunidade para os alunos egressos do curso de Letras continuarem a carreira acadêmica. “Eu vejo como uma oportunidade de crescimento profissional e principalmente, como é um sonho da universidade, da UEMASUL, e também para nós. Porque nós enquanto professores, para se deslocar pra outro lugar, para fazer (o curso), seria muito complicado. E sem contar a importância que tem para o desenvolvimento da região na questão da educação”, relata a mestranda Edna Torres.

“É um marco para Imperatriz e para toda a Região Tocantina, reforçamos nosso compromisso com a desenvolvimento regional e com a democratização do ensino superior, agora na pós-graduação”, afirmou a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes.