Pesquisa e Inovação

Campus Imperatriz realiza Pré-semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão

O evento tem como principal objetivo apresentar o andamento dos projetos de pesquisa e extensão, avaliados por professores da UEMASUL e de outras instituições.

Alunos e palestrante no auditório da UEMASUL.

A programação é para divulgar os projetos de pesquisa e extensão da universidade. Crédito da foto: Ascom/UEMAUSL

De 22 a 25 acontece a prévia da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (Pré-SAPIENS) nos campi Imperatriz e Açailândia. O evento tem como principal objetivo apresentar o andamento dos projetos de pesquisa e extensão, divididos por comissões temáticas e avaliados por professores da UEMASUL e outras instituições. A Pré-SAPIENS também visa a socialização do conhecimento e o incentivo à pesquisa, por meio de apresentações abertas ao público e palestras.

O Vice-reitor Expedito Barroso destaca a importância do evento. “Já fazemos a jornada chamada SAPIENS, que é feita anualmente no período de vencimento do calendário das bolsas de cada exercício, e 6 meses antes fazemos uma pré-jornada no sentido de verificar como estão os projetos. É importante ter esse processo de avaliação no decorrer do trabalho, saber como pode ser alterado em uma ou outra questão”.

“Faz parte da nossa proposta, continuar ampliando e investindo diante do cenário nacional que não é favorável, onde houve uma redução quase em 70% do investimento em ciência e extensão. E nós estamos ampliando esses índices no Maranhão. Em 2017 tínhamos apenas 36 bolsas, e hoje temos um programa que contempla mais de 200 bolsas de pesquisa e extensão, investindo mais de um milhão por ano. Isso mostra que nós estamos no caminho certo para que nossos alunos possam contribuir a partir do seu trabalho para uma mudança na sociedade”, Reitera o vice-reitor Expedito Barroso.

A acadêmica Athalaeny Gomes relata a importância do evento para os alunos da UEMASUL. “O evento é muito importante para os alunos que fazem parte desses projetos, pois eles têm a oportunidade de se desenvolver melhor, aprender muito mais durante a sua graduação e de interagir com a sociedade por meio dos projetos de extensão, com  a possibilidade de ajudar as pessoas da comunidade”.