volta às aulas

Campus Estreito recebe calouros para o semestre 2023.1

A Aula Magna teve o tema: Inovação, propriedade intelectual e universidade: o tripé para o desenvolvimento regional.

Os acadêmicos e acadêmicas acompanharam com muita atenção a palestra sobre inovação e propriedade intelectual. Foto: Ascom/UEMASUL.

Os novos estudantes do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito, foram recepcionados nesta segunda-feira (6), pelo pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor Zilmar Timóteo Soares; pelo diretor do Centro, professor Gutierrez Rodrigues Morais e pelos diretores de curso professor Eduardo André de Figueiredo Bragança (Ciências Naturais) e professora Daniele Lima Rodrigues (Engenharia Agronômica), para a Aula Magna de abertura do semestre.

50 alunos ingressaram nos três cursos ofertados pelo CCANL: Letras, língua portuguesa e literaturas (licenciatura), Engenharia agronômica (bacharelado) e Ciências naturais com habilitação em Matemática ou Física (licenciatura). Com tema: Inovação, propriedade intelectual e universidade: o tripé para o desenvolvimento regional, a Aula Magna foi ministrada pelo professor Dr. da UEMASUL, José Geraldo Pimentel Neto.

Para o diretor do Centro, professor Gutierrez Rodrigues Morais, as expectativas para o início do semestre são sempre as melhores. “Espero que neste semestre nossos alunos se dediquem cada vez mais, que procurem se apropriar mais da universidade, buscar as oportunidades ofertadas pela instituição que são muitas; as bolsas, uma estrutura excelente e ótimos profissionais. É sempre motivador e com ótimas expectativas receber os nossos calouros e nossos veteranos para um novo semestre letivo”.

50 alunos ingressaram nos três cursos ofertados pelo CCANL: Letras, língua portuguesa e literaturas, Engenharia agronômica e Ciências naturais com habilitação em Matemática ou Física. Foto: Ascom/UEMASUL.

O tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão, junto com a inovação, fortalecem as políticas públicas das instituições. A inovação nas universidades pode ocorrer de variadas formas: acadêmica, administrativa, tecnológica e social. A inovação está prevista na Lei nº 10.973/2004, estabelecendo medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país.

O  acadêmico Eduardo Alves Barbosa inicia o curso de Ciências Naturais. Ele falou sobre a emoção de estar na UEMASUL. “É um sentimento novo porque é o começo de uma nova temporada na vida . Conseguir chegar no ensino superior é a realização de um sonho meu e da minha família, em um curso com o qual tenho afinidade, principalmente a matemática. É muita euforia e muita emoção estar aqui para começar este semestre”.

Os estudantes veteranos dos campi Imperatriz e Açailândia também iniciaram o semestre 2023. 1. A entrada de calouros será para o semestre 2023.2, no mês de julho.