expansão universitária

Campus Estreito inicia atividades acadêmicas

Ingressaram neste semestre 105 novos acadêmicos nos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Naturais com habilitação em Física e Matemática e Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

A Aula Magna dos cursos do CCANL contou com a presença da Gestão Superior da UEMASUL e do prefeito de Estreito, Cícero Neco. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), do novo campus da UEMASUL, localizado em Estreito, recebeu hoje (11) seus primeiros acadêmicos e acadêmicas para a Aula Magna de início do semestre. Para a recepção dos primeiros calouros do campus foi preparada a Semana de Integração Acadêmica, que conta com oficinas, palestras, mesas-redondas, espaços de diálogo e apresentações culturais, discutindo a temática: “Universidade, Produção e Difusão do Conhecimento Científico”.

A implantação da UEMASUL em Estreito foi possível graças à parceria com a Prefeitura Municipal, que construiu com recursos próprios e doou o prédio à universidade. Inicialmente serão ofertados três cursos de graduação no CCANL: Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Engenharia Agronômica e Ciências Naturais, e atenderá as demandas do município e das cidades vizinhas.

A estrutura do campus conta com 15 salas de aula com área de 70 m² e capacidade para 55 alunos cada e auditório com área de 178 m² e capacidade para 250 alunos. Só a área do bloco de ensino, onde ficam as salas de aula, soma uma área de 1.820 m². Além disso, a comunidade acadêmica pode usufruir de três laboratórios, sendo um deles de informática, biblioteca com espaço para estudo individualizado e em grupo, área de vivência e acesso à internet para desenvolvimento de pesquisa e estudos.

Em fevereiro, o Governo do Estado nomeou quase 30 novos professores e professoras para os cursos da UEMASUL, estimulando o crescimento de 30% do quadro docente da universidade. Para o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras, campus Estreito, foram designados nove professores efetivos e mais três substitutos para atender os três cursos.

A Gestão Superior da UEMASUL ao lado dos novos professores do campus Estreito. Foto: Ascom/UEMASUL.

Maurício Castro, calouro do curso de Ciências Naturais, destaca que o acesso ao ensino superior agora ficou mais fácil. “É uma mudança boa, pois eu não preciso ir à Imperatriz, que é onde tinha a universidade mais próxima daqui. Agora poderemos buscar cada vez mais aprender com os professores, não só eu, mas todos os alunos, e isso aumenta minhas metas e perspectivas de vida.”

O prefeito de Estreito, Cícero Neco, destaca o crescimento da UEMASUL e de sua chegada à cidade. “Hoje é um dia especial para todos nós estreitenses, especialmente para a gestão, Câmara Municipal e para a UEMASUL. É uma história que começou há alguns anos e hoje podemos viver com alegria e felicidade. A UEMASUL já nasceu grande, dando passos largos. A prova está aqui, o marco da história do ensino superior de Estreito começa hoje, com a instalação da UEMASUL de fato e recebendo os alunos para a primeira aula”.

A Reitora Elizabeth Nunes Fernandes fala sobre a expansão da universidade e de como ela tem contribuído na educação da região. “Hoje é um dia muito especial para todos nós da UEMASUL porque, depois de 18 anos, o Governo inaugura um novo centro, ampliando o número de vagas de ensino superior na Região Tocantina, desempenhando também seu papel social. É muito gratificante saber que o Governo do Estado, que a prefeitura do município de Estreito tiveram essa visão, de proporcionar à população de Estreito ensino superior de qualidade. E para nós é uma alegria muito grande saber que esses alunos estão ingressando nesta universidade como precursores desse novo campus. Então eu desejo a todos e todas que sejam bem-vindos, que aproveitem e que tenham um sentimento de pertencimento para com essa nova universidade, que foi criada para eles.”

As atividades de integração acadêmica terminam amanhã e na sexta-feira (13) iniciam as aulas no Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), do novo campus da UEMASUL.