SALA DE IMPRENSA

campus açailândia

Campus Açailândia realiza seminário sobre Direitos Humanos

A programação abordou os significados e implicações das relações étnicas e dos Direitos Humanos.


Ascom UEMASUL

Estudantes do curso de Letras reunidos para foto oficial do Seminário de Pesquisa em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos.

Seminário promove o debate sobre a visibilidade do negro na sociedade e seus direitos. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

Como parte das atividades da Semana da Consciência Negra, de 18 a 22 de novembro aconteceu no campus Açailândia a primeira edição do “Seminário de Pesquisa em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos”. O evento foi organizado por acadêmicos e professores do curso de Letras.

A programação abordou os significados e implicações das relações étnicas e dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea, resgatando o passado por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais:  sarau, declamação de poesias feitas pelos alunos e a capoeira do grupo Voando Alto Associação Cultural.

O professor Fausto Ricardo Sousa, um dos idealizadores do evento, explicou sobre a importância dos temas abordados. “Trazer para a universidade, como para qualquer outra instituição, é importante porque nós não estamos tentando fazer com que o negro seja mais visto do que qualquer outro indivíduo, mas, que a sociedade tenha esse entendimento de que o negro é belo, tem identidade, tem seu padrão que foge ao padrão europeu que é o padrão que construiu nossa sociedade”.

O encerramento do seminário contou com um desfile valorizando a beleza negra e uma oficina de turbantes, ministrada por Suzana Rossi, acadêmica de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz. “Quando se fala sobre a questão estética do turbante, já está se referindo a uma questão que embeleza e também a um empoderar do homem e da mulher. Não apenas os negros se utilizam do turbante, outras sociedades usaram. É importante ainda as pessoas terem consciência e valorizarem a cultura afro. Utilizar o turbante é uma forma de respeito por essa cultura”, afirmou Suzana.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.