SALA DE IMPRENSA

Encontro de Letras

Campus Açailândia promove III Encontro de Letras

O objetivo do encontro é o de aprimorar o desenvolvimento acadêmico fomentando uma maior consciência em relação à diversidade cultural.


Ascom UEMASUL

Acadêmicos do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa acompanham programação nos espaços da UEMASUL, Campus Açailândia.

Programação contou com palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos com diversos temas. Foto: Ascom/UEMASUL.

O III Encontro de Letras da UEMASUL, Campus de Açailândia, teve como tema “Diversidade e Diálogos”, e foi promovido pelo curso de Letras, Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. A programação do evento ofertou palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos com os temas: Análise do discurso – o texto e a intertextualidade; Oficina de Libras básico; A voz do sujeito Negro na literatura e na academia; Pedagogia da autonomia na formação de professores; e Machado de Assis: Um realismo além do seu tempo.

Ao participar do curso básico de Libras, a acadêmica Cristiane Silva Sousa percebeu a importância e a necessidade do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. “Primeiramente eu achei o curso muito interessante por ainda não ter conhecido, sendo que nós precisamos conhecer e aprender libras, quando vi uma criança ensinado libras, achei interessante, e o lado bom é que pude aprender um pouco”, relata.

O palestrante Saulo Lopes de Sousa, mestre em Letras (UEMA) discutiu o tema “Diversidade e Diálogos: uma reflexão necessária” com tópicos ligados aos universitários da atualidade. “É importante repensarmos nossas práticas ao mesmo tempo, assimilar o que prescreve a legislação educacional com a nossa atuação pós-academia. É sempre bom nos avaliarmos e também buscarmos novas estratégias de informação docente na área” destaca o professor.

Para a professora Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos, organizadora do evento, o encontro contribui para o fortalecimento do curso. “O encontro possibilita reflexões quanto à importância do letrólogo no mundo globalizado. O objetivo é o de aprimorar o desenvolvimento acadêmico fomentando uma maior consciência em relação à diversidade cultural, que está inserida na língua, na literatura e nos processos comunicativos de modo geral, servindo para quebrar barreiras e melhorando as interações e vivências sociais”.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.