Encontro de Letras

Campus Açailândia promove III Encontro de Letras

O objetivo do encontro é o de aprimorar o desenvolvimento acadêmico fomentando uma maior consciência em relação à diversidade cultural.

Acadêmicos do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa acompanham programação nos espaços da UEMASUL, Campus Açailândia.

Programação contou com palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos com diversos temas. Foto: Ascom/UEMASUL.

O III Encontro de Letras da UEMASUL, Campus de Açailândia, teve como tema “Diversidade e Diálogos”, e foi promovido pelo curso de Letras, Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. A programação do evento ofertou palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos com os temas: Análise do discurso – o texto e a intertextualidade; Oficina de Libras básico; A voz do sujeito Negro na literatura e na academia; Pedagogia da autonomia na formação de professores; e Machado de Assis: Um realismo além do seu tempo.

Ao participar do curso básico de Libras, a acadêmica Cristiane Silva Sousa percebeu a importância e a necessidade do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. “Primeiramente eu achei o curso muito interessante por ainda não ter conhecido, sendo que nós precisamos conhecer e aprender libras, quando vi uma criança ensinado libras, achei interessante, e o lado bom é que pude aprender um pouco”, relata.

O palestrante Saulo Lopes de Sousa, mestre em Letras (UEMA) discutiu o tema “Diversidade e Diálogos: uma reflexão necessária” com tópicos ligados aos universitários da atualidade. “É importante repensarmos nossas práticas ao mesmo tempo, assimilar o que prescreve a legislação educacional com a nossa atuação pós-academia. É sempre bom nos avaliarmos e também buscarmos novas estratégias de informação docente na área” destaca o professor.

Para a professora Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos, organizadora do evento, o encontro contribui para o fortalecimento do curso. “O encontro possibilita reflexões quanto à importância do letrólogo no mundo globalizado. O objetivo é o de aprimorar o desenvolvimento acadêmico fomentando uma maior consciência em relação à diversidade cultural, que está inserida na língua, na literatura e nos processos comunicativos de modo geral, servindo para quebrar barreiras e melhorando as interações e vivências sociais”.