comemoração

Campus Açailândia comemora 20 anos de existência

Hoje, a UEMASUL está consolidada como uma instituição de referência para o desenvolvimento da região Tocantina, comprometida com a excelência na produção e difusão de conhecimentos.

Há 20 anos era implantado em Açailândia o Centro de Estudos Superiores de Açailândia (CESA), que fazia parte da estrutura organizacional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O centro iniciou as atividades com os cursos de licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas.

A partir daí, muitos outros cursos e programas foram implantados: Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD), com licenciaturas em Letras, História, Pedagogia e Geografia; curso de Magistério das séries iniciais do ensino fundamental no Núcleo de Educação à Distância (NEAD); Pré-Vestibular da Cidadania; cursos sequenciais de Administração de Negócios, cursos sequenciais em Metalurgia, curso sequencial em Agronegócios e Programa de Qualificação de Docentes (PQD), com  licenciaturas em Biologia, Matemática, Letras, História e Geografia.

Em 2006 foram implantados os cursos de licenciatura em Letras, e bacharelado em Administração, e em 2010, os cursos de licenciatura em Biologia, Física, Química, Matemática e História, bacharelado em Administração Pública, licenciaturas em Pedagogia, Filosofia, Formação Pedagógica, Tecnologia em Alimentos e Pós-Graduação em Administração Pública Municipal, Administração Pública, Gestão em Saúde e Ensino da Genética, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET). Em 2012, foi implantado o Lato Sensu Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Em 20 anos muitas profissionais foram formados, muitas histórias foram vividas e contadas. O então campus, recém-criado, e os diversos cursos ofertados impulsionaram o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade com atividades de ciência, tecnologia e de pesquisa. A universidade é uma instituição social que se caracteriza por meio das suas produções interagindo com a comunidade, conhecendo seus problemas e apresentando soluções do ponto de vista científico. É um espaço para formação de profissionais e de pessoas.

Campus Açailândia durante a reforma em 2017 e antes da reforma. Foto: Arquivo Ascom/UEMASUL.

A professora Tânia Regina Zanella Horster foi aluna do curso de Ciências Biológicas, concluindo o curso em 2008, ainda como UEMA. “Já me emocionei em descer novamente essas escadas. É um campus lindo, é prazeroso voltar para cá. É uma honra poder comemorar esse 20 anos do centro, hoje, UEMASUL. A UEMA era a única universidade pública daqui, e a expetativa dos jovens era muito grande.  E quem passou um dia por aqui, um dia quer voltar, porque são marcas muito positivas e emocionantes. É um campus com muita afetividade e educação, porque educação acima de tudo é cuidado. Açailândia é muito grata à UEMASUL que trouxe estrutura mais moderna, novos cursos, professores efetivos”, relatou.

Há vinte anos campus UEMA, há cinco anos, campus UEMASUL, que foi criada em 2016, pelo governador Flávio Dino. A universidade hoje está consolidada como uma instituição de referência para o desenvolvimento da região Tocantina, comprometida com a excelência na produção e difusão de conhecimentos.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, lembrar e comemorar os 20 anos do campus é contar a história e incentivar o sentimento de pertencimento dos alunos. “A importância de comemorarmos os 20 anos é vivenciarmos um pouco dessa história e da importância social que o campus representa para Açailândia, porque aqui formamos muitos profissionais que atuam no mercado de trabalho da nossa região. É mostrar para os alunos a importância desse sentimento de pertencimento à UEMASUL, agregando discentes e atraindo egressos, antigos professores e diretores para vivenciarmos um pouquinho dessa história”, pontou.

Bruno falou ainda sobre os avanços da UEMASUL. “É importante ressaltar que o campus durante esse período de 20 anos foi a primeira universidade pública de Açailândia de ensino superior. Hoje, como UEMASUL é o campus onde estão previstos avanços como a primeira turma do curso de Direito,  curso de especialização Lato Sensu” e implementação e execução de projetos de pesquisa, inovação e extensão”.

O campus conta com 628 alunos matriculados, ofertando 5 cursos: Administração bacharelado), Letras licenciatura, Engenharia Civil bacharelado, Tecnologia de Gestão Ambiental e Pedagogia licenciatura.  Em 2021 foi autorizado o curso de Direito para iniciar no segundo semestre deste ano.

Desde a criação da UEMASUL, o CCHSTL começou a ser equipado e a receber investimentos na sua infraestrutura como ampliação da biblioteca, dos laboratórios, das salas de aulas, construção do estacionamento, entre outros espaços que foram revitalizados. Em 2021 a biblioteca recebeu mais de 2 mil novos títulos, ampliando de forma significativa o acervo, que atualmente conta com 6.562 itens. Para 2022 está previsto o lançamento de uma ampliação do campus.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.