FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Caminhos do Sertão visita a escola onde funcionará a Unidade de Vila Nova dos Martírios

Equipes da UEMASUL e Prefeitura de Vila Nova dos Martírios em visita à Escola Municipal José de Ribamar Fiquene. Foto: Ascom/UEMASUL.

Dando sequência às atividades do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, a coordenadora do projeto, professora Camila Perez, e a Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima, estiveram em Vila Nova dos Martírios, na quarta-feira (15), para tratar da implementação do polo avançado que irá funcionar na cidade. A equipe da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi recebida e acompanhada pelo prefeito Jorge Vieira, a secretária de Educação, Geovannya Viana, além de professores gestores do município.

A visita teve início nas dependências da Escola Municipal José de Ribamar Fiquene, onde irá funcionar o programa. A escola, localizada no centro da cidade, vai disponibilizar sete salas de aula, uma sala para o laboratório de informática e biblioteca. Os espaços irão passar por adequações, como climatização das salas e instalação de equipamentos de informática e multimídia para as atividades de ensino. “A prefeitura vai dar todo o suporte para garantir a estrutura ideal para o projeto. O objetivo é capacitar nosso povo e ampliar o acesso à educação, porque só a educação que vai ajudar nosso município, nosso Brasil”, ressaltou o prefeito Jorge Vieira.

A secretária de Educação do município, Geovannya Viana, falou sobre a grande expectativa pelo início do Programa. “Temos muito interesse na implantação do projeto aqui em Vila Nova para capacitar os educadores do nosso município que, em sua grande parte, precisam dessa capacitação. Estamos muito felizes com as 200 vagas que serão disponibilizadas para nosso povo”.

A coordenadora do Caminhos do Sertão, professora Camila Perez, destacou a atuação da prefeitura para adequar todo a estrutura para receber o projeto. Em Vila Nova dos Martírios serão ofertadas vagas para os cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Matemática.

“Toda a preocupação da secretária Geovannya e sua equipe evidenciaram ampla noção de planejamento estratégico. Tive a grata satisfação de visitar uma das escolas mais bonitas dentre as várias que já conheci ao longo de minha trajetória profissional. As salas de aula dispõem de ventilação cruzada (janelas em duas paredes opostas), fato que favorece, sobremaneira, a iluminação e a ventilação dos espaços. Todas as instalações foram praticamente finalizadas e preparadas para receber a biblioteca e os equipamentos eletrônicos que serão fornecidos por meio do Programa”, explicou.

A professora Regina Célia Costa Lima, Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, no Plenário Aulindo Batista da Cruz da Câmara de Vereadores. Foto: Ascom/UEMASUL.

Depois de visitar a escola, a equipe se direcionou para a Câmara de Vereadores, onde estava acontecendo o IV Encontro de Governança do Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais (ADERA), encontro de gestores e gestoras regionais de educação. No Plenário Aulindo Batista da Cruz, a Pró-Reitora Regina Célia explicou como irá funcionar o Caminhos do Sertão.

“Nós temos essa necessidade do projeto Caminhos do Sertão nesses municípios. Aqui em Vila Nova dos Martírios, teremos um polo que vai dar abrangência aos municípios circunvizinhos. Então, a nossa visita aqui tem como objetivo ver as instalações, fazer observações necessárias para implementação e execução do projeto da melhor forma. E aproveitamos este momento para solicitar apoio de todos vocês para garantir a acessibilidade para que esses estudantes possam garantir sua capacitação” destacou a pró-reitora Regina Célia.

As equipes da UEMASUL e da Prefeitura de Vila Nova dos Martírios. Foto: Ascom/UEMASUL.

Caminhos do Sertão

As atividades do programa de formação de professores Caminhos do Sertão estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2022. Será realizado um processo seletivo, que tem como público-alvo professores e professoras das redes municipal e estadual que já atuam em salas de aula, mas que não tem formação na sua área de atuação. O objetivo principal é realizar a formação adequada desses profissionais para que atuem em suas áreas específicas de licenciatura. O processo seletivo também será aberto à comunidade em geral.

Texto e fotos: Jefferson Sousa
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.