FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Caminhos do Sertão retoma atividades com visitação à unidade de Amarante

Na Unidade Avançada de Amarante do Maranhão, serão ofertadas vagas para os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Matemática.

A coordenadora do Programa Caminhos do Sertão e a equipe da Prefeitura Municipal de Amarante. Foto: Jeferson Sousa/Ascom UEMASUL.

Com replanejamento de ações iniciado em junho deste ano, o programa de formação de professores Caminhos do Sertão retomou, na última terça-feira (24), as visitações aos municípios onde funcionarão as Unidades Avançadas. A primeira cidade visitada foi Amarante do Maranhão, onde a nova coordenadora do Programa, professora Camila Perez, foi recebida pela vice-prefeita Cleiva Sousa Silva e pela secretária municipal de educação, Geane Viana.

Durante a visita, a professora Camila conheceu as instalações da Escola Municipal Professor Vicente Sales de Souza, espaço disponibilizado pela prefeitura, onde acontecerão as atividades presenciais do programa. “Observamos algumas necessidades de adequações estruturais do prédio e já iniciamos as tratativas, junto à prefeitura de Amarante, para que o espaço seja reformado e fique pronto para receber o programa”, explicou.

O prédio da Escola receberá nova pintura, adequação da iluminação das salas de aula, disponibilização de mobiliários e espaços específicos para o funcionamento da secretaria, da biblioteca e do laboratório de informática, que são essenciais para o funcionamento pleno das atividades. Toda a adaptação necessária será realizada pela Prefeitura de Amarante.

Outro ponto discutido durante a visita tratou das necessidades de planejamento de estratégias específicas de incentivo profissional, em especial para os professores que já atuam nas redes municipal e estadual, a fim de evitar a evasão dos ingressantes. “Os professores são profissionais que demandam uma atenção especial, em função do tempo de estudo disponível para acompanhar as aulas e realizar as atividades formativas solicitadas”, explicou a coordenadora do programa, professora Camila.  Em Amarante do Maranhão serão ofertadas vagas para os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Matemática.

A Escola Municipal Professor Vicente Sales de Sousa, onde funcionará a unidade avançada de Amarante. Foto: Jeferson Sousa/Ascom UEMASUL.

As visitas às unidades avançadas de Porto Franco, Itinga do Maranhão e Vila Nova dos Martírios devem ocorrer durante os meses de setembro e outubro. No município de Vila Nova dos Martírios, a visita está agendada para o dia 15 de setembro.

Além da visita à escola onde funcionará o programa Caminhos do Sertão, a professora Camila Perez acompanhou o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Alex Oliveira de Souza, em vistoria ao prédio onde funcionará a unidade vocacional do IEMA em Amarante. Durante o encontro foi tratado da possibilidade de parcerias futuras, por meio da Prefeitura, para que o espaço também possa ser utilizado pelo programa Caminhos do Sertão.

Caminhos do Sertão

As atividades do programa de formação de professores Caminhos do Sertão estão previstas para iniciar ainda no segundo semestre de 2021. Será realizado um processo seletivo que tem como público-alvo professores e professoras das redes municipal e estadual que já atuam em salas de aula, mas que não tem formação na sua área de atuação. O objetivo principal é realizar a formação adequada desses profissionais para que atuem em suas áreas específicas de licenciatura. O processo seletivo também será aberto à comunidade em geral.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.