formação de professores

Caminhos do Sertão realiza 1º Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar

O evento promoveu a socialização do conhecimento acadêmico-científico produzido pelos estudantes.

No último fim de semana, dias 24 e 25 de junho, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizou seu primeiro Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar. O evento ocorreu simultaneamente nas Unidades Avançadas de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, contando com a presença da equipe do programa e da gestão superior da UEMASUL.

Destinado aos acadêmicos dos cinco cursos oferecidos pelo programa (Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia), o seminário foi palco de palestras, apresentações culturais, minicursos e apresentações de trabalhos desenvolvidos ao longo do curso. Os trabalhos, orientados pelos professores que ministraram disciplinas durante os dois primeiros semestres letivos, foram apresentados nas modalidades de comunicação oral e pôster.

O acadêmico Silas de Araújo Viana, do curso de Licenciatura em Letras, expressou sua satisfação em participar. “É muito gratificante participar de um evento como esse, porque ele soma muito em nossa vida acadêmica e, consequentemente, nos torna profissionais de qualidade. Esse é um momento que agrega muito valor à nossa trajetória acadêmica, pois traz temas e debates extremamente relevantes. Estava ansioso para a apresentação do meu trabalho, mas, apesar do nervosismo, tive uma pesquisa longa e cuidadosa para desenvolvê-lo, e acabou sendo um sucesso”, disse.

O objetivo principal do seminário foi promover a socialização do conhecimento acadêmico científico produzido pelos estudantes, familiarizando-os com a realização de pesquisas e auxiliando-os no início da elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, ressaltou a importância da interiorização do Ensino Superior e o compromisso em oferecer um curso de excelência no interior do Maranhão. “Estamos nessa luta para que a interiorização do Ensino Superior se dê de forma competente, com o objetivo de proporcionar um curso de excelência no interior do Maranhão. Buscamos oferecer professores com currículo e nível que o Programa merece, assim como toda uma estrutura, práticas de campo e atividades acadêmicas como essa”, afirmou a reitora.

A coordenadora do Programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, celebrou o sucesso do evento e destacou a dedicação da equipe. “No dia 24, durante a abertura do nosso 1º Seminário Acadêmico Multidisciplinar, completamos 1 ano da primeira Aula Magna do programa, que aconteceu em Porto Franco. Hoje, conforme prevê o Projeto do Caminhos do Sertão, realizamos a Jornada Integrativa e a Semana Formativa. Estamos muito felizes com o resultado positivo. Toda a equipe trabalhou incansavelmente e o evento foi um sucesso em todas as Unidades Avançadas”, exaltou a coordenadora.

O primeiro Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão foi marcado por um intercâmbio rico de conhecimentos e pela consolidação do compromisso de promover uma formação sólida e qualificada para os futuros professores, contribuindo assim para o desenvolvimento educacional do interior do Maranhão.