ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Bolsa Permanência: inscrições abertas para seleção 2022

Serão ofertadas 168 Bolsas Permanência: 158 universais, no valor de R$ 400,00 mensais e 10 para indígenas e quilombolas, no valor de R$ 800,00 mensais.

O Programa Bolsa Permanência (PBP) busca viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação da universidade. Foto: Arquivo/UEMASUL.

Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência 2022, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), até o dia 6 de janeiro de 2022. O Programa Bolsa Permanência (PBP) possui caráter social e busca viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação da universidade, em especial os indígenas e quilombolas; reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho.

Poderá concorrer a uma bolsa o discente que tiver vínculo ativo em curso de graduação em qualquer dos campi da UEMASUL, de acordo com as exigências previstas em Edital, obedecendo aos seguintes critérios: estar devidamente matriculado em curso de graduação da instituição; residir em outro município ou na zona rural do município onde faz o curso de graduação; não possuir vínculo empregatício; ter cursado todo Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista na rede privada de ensino; apresentar renda familiar bruta mensal per capita inferior a R$ 884,00; ter disponibilidade de 12 horas semanais para a execução do Plano de Atividades remotas e/ou presenciais. Acesse aqui o edital completo.

Inscrição e bolsas

As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário online e o discente deverá anexar a documentação exigida, em formato PDF ou imagem. Clique aqui e tenha acesso ao formulário.

Os documentos são: cópia do RG; cópia do CPF (caso não conste o número no RG); cópia de Comprovante de Residência; cópia de Histórico Escolar do Ensino Médio comprovando ter cursado os últimos três anos na rede pública de ensino ou documentação comprobatória que foi bolsista, nos últimos três anos do Ensino Médio na rede privada de ensino; cópia da tarifa social de energia elétrica dos últimos três meses, com consumo médio mensal residencial familiar de até 120kw; comprovante de matrícula em curso de graduação da UEMASUL; cópia de comprovante de renda familiar mensal, podendo ser, contracheque, contrato de trabalho com descrição do valor salarial ou Declaração de Rendimento de Trabalho Autônomo; Declaração Negativa de Vínculo Empregatício; Plano de Atividades Remotas e/ou Presenciais, devidamente preenchido e assinado pelo(a) proponente.

Para renovação da bolsa, poderão candidatar-se os acadêmicos que apresentarem aprovação de, pelo menos, 70% das disciplinas cursadas nos dois semestres anteriores; não apresentar reprovação por falta nas disciplinas cursadas nos dois semestres anteriores; apresentar comprovante de matrícula e histórico atualizado.

Lançamento do Edital: 6 de dezembro;
Período de inscrições:  6 de dezembro a 6 de janeiro de 2022;
Resultado preliminar da análise das inscrições: 14 de janeiro de 2022;
Interposição de recurso contra o resultado preliminar das inscrições: até 17 de janeiro de 2022;
Resultado final da análise das inscrições: 20 de janeiro de 2022;
Encaminhamento do Termo de Compromisso: até 31 de janeiro de 2022;
Início das atividades referentes à bolsa: 1º de fevereiro de 2022.

Para mais informações, entre em contato com a Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), por meio do e-mail: dape.csis@uemasul.edu.br.