Recepção aos estudantes

Aula inaugural marca nova fase do ensino superior na Região Tocantina

Reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, avalia o evento como extremamente positivo.

Professores que compõem a Gestão Superior da UEMASUL aparecem em pé, atrás de uma mesa, enquanto a Reitora fala segurando um microfone.

A Gestão Superior da UEMASUL durante a aula inaugural. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

Nos três turnos o auditório do campus de Imperatriz esteve lotado de alunos, professores e convidados que foram prestigiar o primeiro dia de aula da mais nova universidade pública do Brasil. A UEMASUL já tem pouco mais de 70 dias de funcionamento e em meio a planejamentos e obras e expansão, com a aula inaugural, passa a ser realidade para toda a comunidade.

Com as salas de aula reformadas e tudo pronto para o início do período letivo, os alunos foram acolhidos com uma programação que tinha como um dos objetivos apresentar a nova instituição aos alunos. “Já deu para perceber a mudança, principalmente nas salas de aula que já estão melhores. Foi muito importante a gente conhecer como vai funcionar a UEMASUL e quem está à frente dessa mudança”, afirmou Marcelo Lima, que cursa o 3°  período de Administração.

As aulas magnas, além de simbólicas e festivas, também foram informativas e ajudaram os alunos calouros a se ambientarem ao convívio acadêmico. Carlos Alves é calouro e achou o evento muito positivo. “No início a gente fica meio deslocado, tentando entender o que está acontecendo. Quando a gente vê a instituição se preparando para nos receber, a gente se sente mais integrado”, afirmou.

Um estudante, que tem adesivos do grupo Juventude Anticapitalista colados em sua camisa, fala ao microfone ao lado da mesa da gestão superior da UEMASUL.

O acadêmico de Administração, Lucas Guimarães, discursa durante a aula inaugural. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

Para a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, a avaliação do evento é extremamente positiva. “Além da participação dos professores Dra. Orleane Evangelista e Dr. Fagno Soares, a presença do secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, mostra que a UEMASUL ocupa um lugar de protagonismo quando falamos de engajamento da comunidade e do governo do estado” afirmou a reitora. “Quando que em uma aula inaugural os alunos do antigo CESI/UEMA tiveram a presença de um secretário de estado ou do reitor da instituição?”, questionou a reitora, mostrando que a autonomia e a regionalização do ensino superior é uma conquista que já começa a trazer resultados.

Cooperação Institucional

Ao tomar posse como reitora pro tempore, Elizabeth Nunes Fernandes assinou um termo de cooperação entre UEMASUL e SECTI. Ao fim de sua aula magna, Jhonatan Almada anunciou diversos benefícios para a UEMASUL. “Já entregamos 5 notebooks novos para a administração superior, e vamos entregar 4 novos laboratórios básicos montados, 500 livros novos para a biblioteca. Além disso vamos garantir 4 bolsas exclusivas para UEMASUL no programa Inácio Rangel e incluir a instituição no programa RNP de banda larga”, finalizou o secretário.

Outro termo de cooperação foi assinado na oportunidade, mas desta vez entre UEMASUL e FAPEMA. O termo garante a parceria por 5 anos, onde a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão se compromete em colaborar com o desenvolvimento e consolidação da UEMASUL. “É com muito orgulho que anunciamos que fruto deste termo, vamos oferecer 80 bolsas de iniciação científica para a UEMASUL. Serão 40 através da FAPEMA e outras 40 com orçamento próprio. Saímos de apenas 37 bolsas enquanto CESI/UEMA, para 80. Sem dúvida vivemos um novo tempo!”, finalizou Elizabeth Nunes Fernandes.