internacionalização

Assessoria de Assuntos Internacionais da UEMASUL desenvolve ações em abril

O Webinar “Internacionalização em Casa: Desafios e Oportunidades” e reuniões com diretores e professores dos Centros de Ensino da UEMASUL fazem parte das ações planejadas para o mês.

Para divulgar o Plano Institucional de Internacionalização junto aos Centros de Ensino da UEMASUL, a Assessoria de Assuntos Internacionais realizou, no início do mês de abril, reuniões remotas nos campi Açailândia e Estreito. Foto: Divulgação/UEMASUL

Com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura da internacionalização no meio acadêmico, a Assessoria de Assuntos Internacionais da UEMASUL realiza, nesta sexta-feira (9), o Webinar “Internacionalização em Casa: Desafios e Oportunidades”. O evento terá início às 15h, com transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube.

Serão ministradas duas palestras, com certificação de 3h no total. Não há necessidade de inscrição, mas o participante deve preencher a lista de frequência que será disponibilizada durante o evento.

O webinar será mediado pela assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, professora Dra. Edna Cruz, e conta com a participação do professor Dr. Nicolas Maillard (UFRGS), que ministrará a palestra “Intercâmbio virtual: o que é, e como fazer?” e da professora Dra. Heloisa Delgado (Universidade La Salle – RS), com a palestra “As línguas adicionais como meio de instrução para a integração social na universidade.”

Plano Institucional de Internacionalização

Para divulgar o Plano Institucional de Internacionalização junto aos Centros de Ensino da UEMASUL, a Assessoria de Assuntos Internacionais realizou, no início do mês de abril, reuniões remotas nos campi Açailândia e Estreito. A iniciativa tem por objetivo fomentar o sentido de internacionalização, partindo da proposta de efetivação de ações contempladas no plano ou de outras adicionais que os docentes apontem como necessárias para a realidade de cada Centro.

Encontros de conversação em língua inglesa para professores e o fortalecimento da pesquisa, por meio de parceria com instituições nacionais e internacionais, estão entre as ações mais discutidas. Para a assessora, professora Edna Cruz, o diálogo com os diretores e professores dos Centros de Ensino da UEMASUL contribui para um plano de ações de forma efetiva. “A dimensão internacional, enquanto estratégia institucional da UEMASUL, suscita implementar práticas que possibilitem novas formas de compartilhamento de experiências, que criem oportunidades de se articular na pesquisa, ensino, extensão, e saberes globais para o avanço local. E isso só se efetivará se for pensado e desenvolvido de modo coletivo”, explicou.

A próxima etapa de reuniões será realizada com os gestores e professores do campus Imperatriz e a agenda de reuniões segue durante todo o mês.