SALA DE IMPRENSA

Internacionalização

Assessora da UEMASUL participa de curso em Brasília a convite de Embaixada Americana

A universidade concorre a uma das vinte vagas para receber um professor americano, altamente qualificado, na formação de profissionais de língua estrangeira, pelo período de dez meses.


Ascom UEMASUL

Professores e professoras posicionados lado a lado, durante o evento: Especialista no ensino de Língua Inglesa, que aconteceu em Brasília com a participação da UEMASUL.

A participação da universidade no evento dá visibilidade aos trabalhos da instituição. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

Nos dias 22 e 23 de fevereiro a assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, profa. Edna Sousa Cruz participou em Brasília, a convite da Embaixada Americana, do curso de orientação do programa English Language Fellow (especialista no ensino de Língua Inglesa).  O programa English Language Fellow tem por objetivo promover o ensino de língua inglesa ao redor do mundo e estabelecer compreensão mútua entre os americanos e povos de diferentes países.

Anualmente a embaixada americana abre inscrições para seleção de universidades, centros binacionais e secretarias de educação interessados em receber um professor americano, altamente qualificado, na formação de professor de língua estrangeira, pelo período de dez meses.

A UEMASUL concorre a uma das vinte vagas para a seleção de 2020, mas, ainda assim foi escolhida pela Embaixada Americana  para participar da edição do programa deste ano. A participação da UEMASUL neste programa é estratégia do Consulado Americano para se aproximar dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A instituição, juntamente com o Centro Binacional Brasil-Estados Unidos – ICBEU (São Luís) receberá a professora americana Wanda Walker,  que atua na formação de professores em vários países ministrando cursos na área de métodos de ensino de língua estrangeira e desenvolvimento de materiais de ensino, entre outros.

Para a Assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, profa. Edna Cruz, a escolha da UEMASUL significa o reconhecimento, por parte de instituições estrangeiras, das potencialidades de uma instituição, que tem caminhado a passos largos rumo à internacionalização. “Sinto-me privilegiada pelo convite e por ter participado desta iniciativa do governo Americano, pois significa que o trabalho que estamos desenvolvendo frente à Assessoria de Assuntos Internacionais, tem tido retorno esperado no que se refere a visibilidade da instituição.  Tivemos a oportunidade de conhecer a Casa Thomas Jefferson e o escritório Regional para Programas de Língua Inglesa – RELO ambas referências na implementação de programas de ensino e aprendizagem da língua inglesa de iniciativas do governo estadunidense.”

Durante o curso de formação, a profa. Edna Cruz apresentou a proposta do plano de ação a ser desenvolvido na Região Tocantina que inclui formação continuada para professores de língua inglesa, em parceria com a SEMED e UREI, e atividades referentes à internacionalização do currículo da UEMASUL.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.