extensão

Ambulatório veterinário disponibiliza atendimentos gratuitos em Imperatriz

A clínica faz parte do projeto de extensão que integra o curso de Medicina Veterinária da UEMASUL.

O ambulatório veterinário recebe semanalmente animais domésticos que possuem como tutores, famílias de baixa renda. Foto: Ascom/UEMASUL

O Ambulatório veterinário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), que realiza atendimentos clínicos e exames gratuitos para animais domésticos desde 2017, agora conta com mais um dia para consultas, que passam a acontecer todas as semanas nas manhãs de quarta e sexta-feira. A clínica faz parte do projeto de extensão “Ambulatório veterinário social” do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT), e é realizado pelo curso de Medicina Veterinária da universidade, sob a orientação do professor Leonardo Moreira de Oliveira.

“O ambulatório surgiu da necessidade de prestar o serviço de atendimento para a comunidade e treinar melhor nossos alunos mediante esse atendimento. Nosso foco principal são pets (cães e gatos), mas eventualmente atendemos animais silvestres e pets não convencionais como hamsters e coelhos,” explicou o professor Leonardo.

São realizadas consultas principalmente para cães e gatos e oferecidas orientações aos donos sobre cuidados, higiene e prevenção de doenças. A unidade funciona como um laboratório para a prática de acadêmicos do curso, que por sua vez, além de aprender, também oferecem serviços com qualidade e acompanhamento de professores profissionais de diversas especialidades da Medicina Veterinária.

A equipe é composta por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL. Foto: reprodução.

Gustavo Batista, acadêmico do 9° período do curso de Medicina Veterinária, falou sobre o papel social da atividade: “O ambulatório é o elo entre o conhecimento adquirido na universidade e a prestação de serviço para a população de Imperatriz. Os animais de famílias carentes são diretamente beneficiados por um atendimento de qualidade e gratuito, enquanto o aprendizado clínico dos estudantes de é desenvolvido por meio da experiência com a rotina ambulatorial.”

Serviço

O atendimento deve ser agendado com antecedência por meio do WhatsApp, e as consultas acontecem semanalmente, sempre nas manhãs de quartas e sextas-feiras.

Dias: quartas-feiras e sextas-feiras

Horários: 8h às 12h

Local: Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Avenida Agrária, nº 100, Bairro Colina Park, perímetro urbano da Rodovia BR-010

WhatsApp para agendamento: (99) 99200-4333 e (99) 98443-3502

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.