PPGLE

Alunos do Mestrado em Letras discutem Linguagem e Multiletramento

O evento, direcionado aos estudantes de Letras e de Pedagogia, marcou o encerramento da disciplina e foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL no Youtube.

O evento foi realizado de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da UEMASUL no Youtube. Foto: Reprodução/YouTube.

A segunda turma do Mestrado profissional em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, nos dias 29 e 30 de julho, o seminário “Letramento em Cena”, direcionado aos estudantes dos cursos de Letras e de Pedagogia. O evento, organizado pelos estudantes e orientado pela professora Maria da Guia Taveiro Silva e pelo professor Gilberto Freire de Santana, contou ainda com a participação da professora Mônica Saldanha, bolsista pós doutoral do Mestrado. O evento, que contou com inscritos de diversos estados, foi transmitido ao vivo pelo canal da UEMASUL no Youtube.

A professora e Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva, destacou a importância do evento para os mestrandos. “Foi a primeira edição de um evento da disciplina Linguagem e Multiletramento, organizado e feito pelos alunos. Encerramos a disciplina com os alunos em cena falando daquilo que aprenderam ou daquilo que descobriram dentro do tema letramento. É um evento muito interessante porque leva aos outros parte do que acontece  dentro da sala de aula, com as experiências dos alunos linkando a teoria à prática”.

A mesa de abertura debateu o tema “O que é uma aula prática de letramento diferente?”. Na sequência, ocorreram as apresentações orais de trabalhos: “A música e sua concepção social estendidas ao ensino da língua portuguesa”, das mestrandas Dayane Pereira Barroso de Carvalho e Jannyelle de Souza Corrêa; “O falar sertanejo presente na música nordestina e o processo de letramento: uma reflexão acerca da canção Asa Branca”, ,de Francisca Côrrea Amaral e Karleyby Allanda Barbosa de Sousa; “Alfabetização e letramento: lendo e escrevendo no 3° ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Wolney Milhomem – CAIC”, de Ana Patrícia Sampaio Pereira; “Letramento em cena: entre letras e sinais”, de Aleilde Tavares da Silva, Luciana de Sousa Lima e Zanado Pavão Sousa Mesquita; “Tiktok na aula de português”, de Ana Carolina Freitas de Farias e Larissa de Farias Silveira e “Letramento na BNCC e seus campos semânticos” , de Joselias da Costa Matos e Adriana Alves Silva Lima.

O tema “Letramento, política e transculturalidade” abriu as discussões no segundo dia do evento. Na sequência, foram feitas as apresentações orais dos trabalhos “Letramento afro-literário”, de Jonas Duarte da Silva, Rackel Lopes de Araújo Sousa e Thaís Fernanda Medeiros Dias; “Ecnobiografia pessoal: uma experiência de letramento digital na 2.ª série do Ensino Médio”, de Geane Martins Mendes e José Gustavo Martins; “Dispositivos cinematográficos como prática de letramento”, de Samuel Martins de Sales; “Práticas de letramento com memoriais no IFTO”, de Elzilene de Sales Dias Nogueira e “Letramento de dentro para fora: cenas de letramento na família” de Duana Ravena dos Santos Vieira.

Assista