RETORNO PRESENCIAL

“Acolhimento e afetividade na educação” é tema de Encontro Pedagógico na UEMASUL

O encontro foi um momento de integração entre os professores e professoras, e de conversa sobre os desafios do retorno das aulas presenciais na instituição.

“Desenvolver olhar e escuta atenta para uma educação afetiva”, foi o tema principal do primeiro Encontro Pedagógico do semestre 2022.1 da UEMASUL, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA). Após dois anos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto, esta é a primeira vez que gestores e professores se reuniram oficialmente para apresentar as mudanças e conquistas da gestão superior da universidade e dar o pontapé ao retorno presencial das aulas, na próxima segunda-feira, dia 02 de maio.

Outras questões tratadas no encontro foram os desafios do retorno presencial e como as ações do cotidiano acadêmico podem favorecer positivamente o momento. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Para alguns pode até parecer piegas, mas não se faz educação sem resistência, sem afeto, sem acolhimento.” Assim, a vice-reitora Lilian Castelo Branco, reitora em exercício, deu as boas-vindas à professores, professoras e gestores. “Esse ainda não é um encontro de formação, mas é um momento extremamente necessário para dizermos que estamos aqui, chegamos, e agora a universidade vai voltar a ter vida passeando pelos seus corredores, salas de aulas, laboratórios”, completou.

Na ocasião, a vice-reitora e os pró-reitores apresentaram aos professores a estrutura organizacional, os chefes de coordenadorias e divisões e falaram sobre a reestruturação dos cargos por meio da Medida Provisória nº 378, que permitiu ainda a criação do Plano de Cargos para Carreira do Magistério Superior e a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE).

Outras questões tratadas no encontro foram os desafios do retorno presencial e como as ações do cotidiano acadêmico podem favorecer positivamente neste momento, além de humanizar os processos de ensino-aprendizagem, assuntos ministrados pelas professoras Izaura Silva e Daniela de Sousa Cortez, em palestra realizada após a apresentação da gestão superior. “É muito importante que estejamos juntos nesse momento, interligados como a teia produzida por uma aranha, onde cada união de pontos faz a força para sustentação necessária”, aponta a professora Izaura.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.