PPGLE

Abertas inscrições para o processo seletivo 2022 do Mestrado Profissional em Letras

O Mestrado Profissional em Letras funciona no campus Imperatriz e tem duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), torna público que estão abertas, no período de 6 de dezembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022, as inscrições para candidatos ao processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado Profissional em Letras, aprovado por meio da Resolução n° 35/2018 – CONSUN/UEMASUL e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES).

A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário online, no SIGAA. Serão ofertadas 20 vagas, entre estas, quatro são destinadas à política de ações afirmativas (pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou quilombolas, pessoas com deficiência e docentes e/ou técnico- administrativos efetivos da UEMASUL). O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

O Mestrado Profissional em Letras funciona no campus Imperatriz e tem duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses. Para esta seleção, o ingresso será em maio de 2022 e a defesa de Dissertação até março de 2024. O curso compreende uma área de concentração (Estudos Literários e Estudos Linguísticos), com duas linhas de pesquisa: Linguagem, Memória e Ensino; e Literatura, Diálogos e Saberes. O público-alvo são os graduados em Letras e em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando as respectivas linhas de pesquisa.

O processo de seleção para ingresso no Programa constará de quatro etapas:
a) prova de língua estrangeira (eliminatório);
b) prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatório e classificatório);
c) arguição oral e avaliação do anteprojeto (eliminatório e classificatório);
d) avaliação do currículo (classificatória), somente em caso de empate.

Todas as avaliações ocorrerão nas dependências da UEMASUL, campus Imperatriz, localizado à Rua Godofredo Viana, 1.300 – Centro. Não haverá tolerância para atraso em relação ao horário marcado para o início das avaliações. Em caso de atraso, o candidato será eliminado.

Acesse aqui o Edital.

Mais informações

As aulas serão ministradas nas quintas e sextas-feiras (turno matutino e vespertino), das 7h30 às 12h20 e das 14h às 19h, respectivamente. Caso haja necessidade, as aulas poderão ser ministradas nas segundas, terças e/ou quartas-feiras, no turno matutino e vespertino, das 7h30 às 12h20 e das 14h às 19h, respectivamente. As aulas, também, poderão ser ministradas em período de férias.

Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria do Mestrado, na UEMASUL – campus Imperatriz, ou pelo e-mail: mestradoletras@uemasul.edu.br.