17ª EDIÇÃO DA SNCT

Abertas as inscrições para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020

Pela primeira vez, o evento será realizado de forma totalmente virtual, respeitando as medidas de proteção e segurança decorrentes da pandemia da Covid-19.

Estão abertas as inscrições para a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT), que neste ano traz a temática “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

Realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual, o evento acontece de 19 a 23 de outubro, e contará com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. A transmissão será realizada no canal do YouTube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão.

“No Maranhão, nós, tradicionalmente, realizamos uma grande Semana de Ciência e Tecnologia, esse relevante evento acadêmico-científico. Em tempos de pandemia, reafirmarmos a importância da ciência, pois é ela que nos aponta os caminhos e, mais uma vez, neste momento difícil para a humanidade, a ciência, também, está nos apontando o caminho. Tomando todos os cuidados e, seguindo todos os protocolos, nós realizaremos um grande evento e queremos convidar todos para participar”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

As inscrições para a seleção e classificação de propostas de atividades para o evento já estão abertas e seguem até o dia 29 de setembro. Podem propor atividades professores e pesquisadores da educação básica e educação superior, estudantes em coautoria ou orientação de professores e pesquisadores, instituições de ensino ou pesquisa, instituições histórico-culturais, sociedade civil organizada, movimentos sociais, empresas e pessoas físicas envolvidas com ciência, tecnologia e inovação.

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

A Semana Ciência e Tecnologia é organizada, anualmente, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com o objetivo de promover a difusão e popularização da ciência e de incentivar a interação entre a academia, o setor produtivo e a população.

O tema deste ano, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi escolhido por se entender que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros.

Alunos e professores da UEMASUL no encerramento da SNCT 2019. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na edição de 2019, em São Luís, a UEMASUL foi a instituição mais premiada do evento, ganhando 13 dos 24 prêmios nas categorias de pôsteres. Em quatro categorias, alunas e alunos levaram o primeiro lugar (Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes) e outros nove trabalhos ganharam em segundo ou terceiro lugar. Também em 2019, a UEMASUL, em parceria com outras instituições de ensino superior, médio e fundamental, trouxe para a Região Tocantina as edições regionais da SNCT, que foram realizadas em Açailândia e Imperatriz.

As inscrições para a SNCT 2020 podem ser feitas no site do evento.