Revista Mythos

A VII edição da Revista Mythos está com inscrições abertas para submissões

A chamada para artigos, resenhas ou outro tipo de publicação relacionada à História Antiga e Medieval vai até o dia 15 de novembro.

A revista reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em Antiguidade e Medieval. Foto: Reprodução/ Pxhere

A revista Mythos, criada pelo Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), abriu inscrições para recebimento de artigos científicos que podem fazer parte sua próxima edição. As produções são de temas livres, mas, dentro da temporalidade da história antiga e medieval. Os artigos devem ser enviados até 15 de novembro por meio do site da revista ou do e-mail: revistamythos@uemasul,edu.br. Os trabalhos aprovados, de acordo com os critérios do Conselho Editorial, serão publicados na VIII Edição da revista, que será lançada em dezembro de 2020.

A revista Mythos, de caráter interdisciplinar, foi criada a partir do interesse de investigação de docentes e discentes, do curso de História Licenciatura da instituição, sobre o mundo antigo e medieval, uma vez que as civilizações antigas, orientais ou ocidentais, são consideradas as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. A revista reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em Antiguidade e Medieval, com objetivo de estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades brasileiras e internacionais que desenvolvem pesquisas nos campos do conhecimento histórico, evidenciando as pluralidades e diversidades culturais.

O professor Fabrício Nascimento, coordenador do NEMHAM, ressalta a importância da revista Mythos. “A revista é uma publicação acadêmica que possibilita a nacionalização e internacionalização do nome da UEMASUL, na medida em que pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras têm seus textos publicados. Hoje, por exemplo, temos professores da França, Argentina e do México que fazem parte do Conselho Editorial e que publicam na revista”.

O coordenador do NEMHAM reforçou ainda a importância das publicações das pesquisas para os acadêmicos, uma vez que a pesquisa é um dos pilares da universidade. “A revista dá visibilidade às pesquisas que estão sendo desenvolvidas na instituição. A pesquisa só faz sentido quando é publicada, cumprindo seu papel de relevância social. Para os alunos pesquisadores, há o reconhecimento do seu trabalho e contribuição para seus currículos. Um dos objetivos da revista Mythos é ser inspiração para publicações de revistas de outros cursos da universidade.”

A primeira edição da Mythos foi lançada em 2017, consolidando o Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM) da UEMASUL, com a participação de estudantes e professores. A revista científica eletrônica, hoje reconhecida nacional e internacionalmente como um centro produtor de conhecimento em história antiga e medieval, promove novas edições semestralmente e conta com publicações qualificadas com a colaboração de mestres e doutores de instituições nacionais e internacionais. As publicações científicas têm o objetivo de divulgar e estimular novas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, acerca das sociedades antigas e medievais, democratizando o conhecimento e permitindo, desta forma, o acesso por parte de toda a comunidade. As edições atualmente são semestrais, mas, a partir do próximo ano, serão lançadas trimestralmente, com dossiês organizados pelos professores membros do Conselho Editorial.

Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval

O NEMHAM é formado por 18 pesquisadores da universidade, entre graduandos, graduados e pós-graduandos. Dentre eles, 10 são responsáveis diretamente pela revista nos setores de diagramação, alimentação do site e redes sociais, captação de artigos, marketing e design.

Além da revista Mythos, o núcleo também está produzindo podcasts com entrevistas de pesquisadores, sobretudo mestrandos e doutorandos, sobre suas pesquisas. São eles: Ágora virtual, Aedos e Scriptorium, que podem ser acessados nos sites da revista Mythos e do NEMHAM.

Veja como enviar sua produção científica para a revista Mythos:

1. a) A contribuição dever original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. b) Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word e formatados conforme o template disponível para download na seção formatação do texto.
  3. c) No arquivo deverá constar em sua primeira folha, o título, o resumo, as palavras-chave, o título em inglês, abstract em inglês e as keywords em inglês.
  4. d) O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção formatação do texto.
  5. e) O identificador ORCID deve constar na identificação do autor, conforme descrito no template disponível para download na seção formatação do texto (a ausência do ORCID impedirá a avaliação de seu artigo. Caso não possua um identificador ORCID, visite o site  e obtenha o seu gratuitamente).
  6. f) Discentes que ainda não concluíram a graduação poderão submeter, desde que seus respectivos orientadores sejam identificados como coautores do texto. Esta exigência não se aplica para graduados e discentes dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.​

As regras para submissão dos trabalhos se encontram no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos respectivos autores. Mais informações:  revistamythos@uemasul.edu.br

Conheça todas as edições da revista Mythos clicando aqui.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Equipe do projeto.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL