premiação

66 projetos de pesquisa, de inovação e de extensão foram premiados na V SAPIENS

227 projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade foram apresentados durante os três dias de evento.

227 projetos de estudantes dos três campi foram apresentados durante o evento. Foto: Ascom/UEMASUL.

Com o objetivo de apresentar os resultados dos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão produzidos pelos acadêmicos e acadêmicas, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou de 06 a 08 de dezembro, a V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS) com o tema “A Inovação nas instituições públicas como estratégia para o desenvolvimento regional”. A programação contou com palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais.

Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas bolsistas, dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, expuseram 227 trabalhos desenvolvidos durante o ciclo 2021/2022 para a comunidade. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Allison Bezerra Oliveira, os resultados do evento foram positivos. “A V SAPIENS proporcionou aproximação entre discentes, docentes e a comunidade, ampliando o papel da UEMASUL na democratização do conhecimento. Foi um evento que superou todas as nossas expectativas”.

Para a reitora, professora Luciléa ferreira Lopes Gonçalves, a realização da SAPIENS traz um sentimento de dever cumprido. “Foi um momento ímpar. Após o período da Covid, nós voltamos presencialmente com os resultados das nossas pesquisas. Este ano tivemos a revitalização da quadra, do auditório, ofertando espaços adequados para estas apresentações. Foi realmente um grande evento. Foi o momento da universidade mostrar os resultados das pesquisas para a comunidade, um momento de integração entre os centros de todos os campi. A avaliação da SAPIENS é extremamente positiva, com a presença dos nossos alunos, professores e da comunidade. É um sentimento de dever cumprido. Todos estão de parabéns”, finalizou.

Foram premiados 66 acadêmicos e acadêmicas bolsistas com projetos de pesquisa, de inovação e de extensão. Foto: Ascom/UEMASUL.

A palestra de encerramento com o tema “Os desafios da inovação no Brasil: universidade, setor público e setor privado” foi proferida pelo economista e professor da UEMA, Wilson França Ribeiro Filho.

Após a palestra foi realizada a entrega da premiação para os acadêmicos e orientadores, dando destaque aos principais trabalhos apresentados durante todos os dias do evento. Foram premiados 42 projetos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 03 projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIVITI) e 21 projetos do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT), eixos: Comunicação, Cultura, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho, Mulheres e relação de gênero, totalizando 66 alunos premiados.

A acadêmica  e bolsista BIPC/FAPEMA, do curso de Física, Rebeca Maciel da Silva foi premiada em primeiro lugar com o projeto “Física de neutrinos”, com orientação do professor César Oswaldo Vásquez Flores. Ela falou sobre a emoção da premiação. “Foi um ano de muita dedicação ao trabalho. O primeiro lugar traz uma boa sensação, é uma recompensa pelo esforço. Apresentamos bem, o pessoal gostou e tivemos um ótimo retorno. É algo maravilhoso”.

Estudantes que participam do programa de Extensão Cientista Aprendiz receberam premiação em reconhecimento aos projetos apresentados no Brasil e no exterior. Foto: Ascom/UEMASUL.

Também foram premiados os estudantes que participam do programa de extensão Cientista Aprendiz.  O programa nasceu do interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica. O programa aprimora a habilidade científica dos participantes,  propiciando vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento, com o uso de metodologia científica.

Ainda durante a cerimônia foram assinados os termos de Outorga do Programa Bolsa Produtividade. O programa  é uma iniciativa da UEMASUL, que visa valorizar e estimular a produção científica qualificada de professores pesquisadores em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivando o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, e estimulando a criação de programas de pós-graduação Stricto sensu.

Confira abaixo as relações dos premiados da V SAPIENS.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT)

Programa Cientista Aprendiz

Texto: Mari Marconccine