21/10/2020

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Região Tocantina

O evento tem o objetivo de popularizar a Ciência e Tecnologia com uma linguagem acessível à população, promovendo discussões e mostrando a importância da ciência.

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, a SNCT  será realizada de 19 à 23 de outubro, com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. A transmissão de toda a programação será pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão. A realização da SNCT na Região Tocantina tem a parceria da Casa Familiar Rural de Coquelândia e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), nos dias dias 21, 22 e 23 será transmitida pelo canal oficial da UEMASUL, no Youtube.

Confira a programação na região Tocantina

Dia 20 (terça-feira)

8h – Palestra: “Computação Gráfica aplicada à processos geológicos com foco na indústria de petróleo”, com os Mestrandos Vinicius Almada e Mohara Nascimento – PUC/RJ.

9h – Palestra: “Incorporação do uso de aplicativos para aparelhos móveis na prática educacional”, com o Dr. Marcelo Francisco Silva – UEMASUL.

14h às 16h –  Apresentação de experimentos de Física nas escolas: “A vivência e desafios no ensino experimental de Física na rede estadual de imperatriz – MA”, pelo Grupo de extensão Experimentos de física da UEMASUL.

Apresentação de experimentos frutos do projeto de extensão: “Estratégias de dinamização do Ensino de Ciências/Microbiologia na Educação Fundamental nas escolas municipais de Imperatriz – MA”, pelas bolsistas de Extensão do curso de Química Ana Paula Santos Martins e Ariane Alves de Almeida.

Dia 21 (quarta-feira)

8h – Palestra: “Inteligência artificial nos diferentes setores de âmbito rural”, com a Ecoagra Jr.

10h – Pecuária de precisão e suas tecnologias – Ecoagra Jr.

14h – Minicurso sobre “inteligência artificial” de fácil alcance e baixo custo.

15h – Minicurso “Desmistificando  a Engenharia Florestal”.

Dia 22 (quinta-feira)

14 h – Oficina de ferramentas digitais para serem usadas em aulas remotas do Ensino Básico e no Ensino Superior.

Dia 23 (sexta-feira)

8h – Palestra: “Ciência, Tecnologia e Inovação na Região de Açailândia-MA”, com Bruno Menezes – UEMASUL.

16h – Palestra: “Criatividade”, com Stélio Jásvan.

A programação inclui ainda, participação na Rádio Açaí FM, de 16h às 18h. Durante toda a semana será possível acompanhar notícias relacionadas à SNCT, conversas e debates sobre o cenário atual da produção de Ciência e Tecnologia no país.