Aberta ao público a exposição ficará disponível para visitação até próximo ano
A partir do dia 25 de novembro, das 8h às 18h, estará disponível no Museu Afro-índigena (MAI), a exposição fotográfica “Os estivadores como patrimônio histórico de Imperatriz”. Além da exposição, o evento contará com o webinário “Os Estivadores: a mão negra construindo direitos civis e cidadania”, que será transmitido ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL no YouTube, no dia 18 de novembro, das 19h às 21h30.
A exposição, que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT), vinculado ao Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) e Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), tem o objetivo de homenagear o Sindicato dos Arrumadores de Imperatriz como patrimônio histórico municipal.
O Sindicato dos Arrumadores de Imperatriz é o mais antigo modelo de associativismo negro que, na década de 1960, promoveu mobilizações contra o racismo e por uma identidade negra positiva. Além disso, o sindicato dedicou esforços nas lutas trabalhistas, construindo a sede do INPS (INSS) para a implementação da previdência social na cidade. Além disso, impulsionou a formação da agremiação de futebol “Cavalo de Aço”, liga de futebol, majoritariamente negra na composição original.
Programação
18 de novembro (segunda-feira)
19h às 21h30
Webnário: “Os estivadores: a mão negra construindo direitos civis e cidadania”
Canal oficial da UEMASUL no YouTube
A partir de 25 de novembro (de segunda-feira à sexta-feira)
8h às 18h
Exposição fotográfica: “Os estivadores, patrimônio histórico de Imperatriz”
Local: Museu afro-indígena, UEMASUL, campus centro
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA
Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA
Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA
© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.