I Mostra de curricularização da extensão do curso de Medicina promove integração e conhecimento
O evento evidenciou o impacto positivo das atividades de extensão na formação dos alunos, e também reforçou o papel fundamental da UEMASUL na promoção da saúde e no desenvolvimento sociocultural da região Tocantina do Maranhão.
O Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizou a I Mostra da curricularização da extensão do curso de Medicina, dia 9 de agosto; um evento inovador que destacou a importância da integração entre teoria e prática na formação dos futuros médicos. A mostra, que teve como objetivo principal a divulgação das experiências dos acadêmicos em atividades educativas realizadas na comunidade, abordou temas relacionados às doenças crônicas e transmissíveis, com um enfoque especial na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
O acadêmico de Medicina e monitor do evento Gabriel Osmar, relatou a importância da extensão para sua formação. “Trabalhar em projetos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), interagindo com a comunidade e nossos preceptores, foi crucial para aplicar o conhecimento teórico na prática. Projetos voltados para idosos e pessoas acamadas foram desenvolvidos com a intenção de promover uma conscientização lúdica e atraente, o que foi muito bem recebido pela população”. Ele destacou que a experiência não só fortaleceu a humanização dentro do curso, mas também demonstrou o compromisso da universidade com a comunidade local.
A Mostra contou com a participação dos eixos do curso de Medicina, que são: integração serviço, ensino, comunidade e gestão; habilidades clínicas médicas; humanidades médica; e pesquisa científica em medicina. Esses eixos abrangem uma ampla gama de atividades que promovem a interação direta dos estudantes com a comunidade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
A professora Raquel Vilanova Araújo, organizadora do evento, detalhou a importância da mostra. “O evento surgiu como uma oportunidade para que os alunos apresentem, tanto para a comunidade científica quanto para o público geral, as atividades desenvolvidas. Essas atividades são pensadas e adaptadas às necessidades da comunidade, e a mostra é uma forma de ressaltar esses trabalhos”, explicou a professora.
O evento evidenciou o impacto positivo das atividades de extensão na formação dos alunos, e também reforçou o papel fundamental da UEMASUL na promoção da saúde e no desenvolvimento sociocultural da região Tocantina do Maranhão.