Visita ao centro histórico de São Luís reforça a compreensão sobre a cultura do estado
Ao longo da visita foram estimulados questionamentos e discussões, com atenção aos elementos materiais e simbólicos da história, facilitando a compreensão da relação entre o espaço urbano e os eventos históricos.

A capital do estado foi tombada pelo Iphan em 1974 e inscrita como Patrimônio mundial pela Unesco em 1997. Fotos: acadêmicos da disciplina.
Acadêmicos das disciplinas “História e cultura do Maranhão”, curso de Pedagogia, e História do império e república, do curso de História, acompanhados dos professores Christiano Roberto Lima de Aguiar e Raimundo Santos realizaram visita técnica ao centro histórico de São Luís, com foco na compreensão do patrimônio e história da cultura do Maranhão.
A visita, de dois dias possibilitou uma imersão nos contextos históricos da cidade, proporcionando aos estudantes a oportunidade de analisar a influência das diferentes culturas, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática.
“A visita é de grande relevância no ensino e aprendizagem de outras disciplinas também como, História da educação, História da educação brasileira, Políticas educacionais. A atividade permite uma observação direta dos espaços urbanos e edificações que preservam aspectos fundamentais da formação social, política e econômica do Maranhão entre os séculos XVII e XIX”, explicou o professor.
Ao longo da visita foram estimulados questionamentos e discussões, com atenção aos elementos materiais e simbólicos da história, facilitando a compreensão da relação entre o espaço urbano e os eventos históricos que marcaram a região. Foram visitadas igrejas coloniais, palácios governamentais, casarões antigos e outros pontos de interesse que compõem o patrimônio e realizada uma visita guiada por ruas e edificações marcantes dos períodos colonial e imperial com registros fotográficos e anotações em campo.
A acadêmica do 8º período e bolsista, Maria Clara Cabral falou sobre a importância das atividades. “A visita realizada nos principais monumentos históricos de São Luís foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto cultural. Tive a oportunidade de conhecer locais que não apenas preservam a memória do Maranhão, mas também revelam a riqueza de sua formação sociocultural”.
Os acadêmicos irão elaborar um relatório sobre as conexões entre a história do Maranhão colonial e imperial com os conteúdos da disciplina, e compartilhar as experiências vividas durante a atividade, desenvolvendo seminários, resenhas ou apresentações com base na experiência de campo, promovendo o debate coletivo e a socialização do conhecimento entre os colegas.
O centro histórico de São Luís é um exemplo de cidade colonial portuguesa. A capital foi tombada pelo Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional (Iphan) em 1974 e inscrita como Patrimônio mundial em 6 dezembro de 1997, pela Unesco. Fundada pelos franceses em 1612, caracteriza-se pela arquitetura civil de influência portuguesa. A área do centro histórico reúne cerca de quatro mil imóveis, dos séculos XVIII e XIX, entre eles o Palácio dos Leões, a Catedral, o Convento das Mercês, a Casa das Minas, o teatro Artur Azevedo, a casa das Tulhas, a fábrica de Cânhamo, a igreja do Carmo, entre outros.