UEMASUL participa do XV SINAGEO com apresentações sobre Geomorfologia
Estudantes e professores do curso de Geografia estiveram em Natal (RN) para apresentar trabalhos e trocar experiências no maior evento brasileiro da área

Os trabalhos apresentados pro acadêmicos foram desenvolvidos ao longo do curso de Geografia. Foto: reprodução.
Entre os dias 4 e 9 de agosto de 2025, um grupo formado por 11 estudantes do curso de Geografia da UEMASUL, um estudante do curso de Geografia do programa Caminhos do Sertão e os professores Liriane Gonçalves Barbosa, Taissa Caroline Silva Rodrigues e Josué Carvalho Viegas participou do XV Simpósio Nacional de Geomorfologia (SINAGEO), realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.
O SINAGEO é considerado um dos principais fóruns de debates sobre pesquisa, tecnologia, inovação e ensino na área da Geografia física e o mais relevante encontro brasileiro dedicado à Geomorfologia. O evento reúne pesquisadores, docentes e estudantes de todo o país, oferecendo palestras, mesas-redondas, grupos de debate, apresentações de trabalhos, workshops, minicursos e atividades de campo. A proposta foi discutir as principais aplicações da Geomorfologia, inclusive na busca de soluções para problemas ambientais emergentes associados ao relevo.
Segundo a professora Liriane Gonçalves Barbosa, coordenadora do grupo, os estudantes apresentaram trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas no curso, com temáticas como produção de material didático para o ensino de Geomorfologia na educação básica, estudos de bacias hidrográficas e processos erosivos por voçorocamento na cidade de Buriticupu-MA. Eles também participaram de palestras e conferências sobre avanços da ciência geomorfológica, técnicas e tecnologias aplicadas a políticas públicas, uso de novas tecnologias na solução de problemas e no monitoramento ambiental.
A edição deste ano teve como tema central “Geomorfologia aplicada ao território” e abordou questões como riscos e vulnerabilidades socioambientais, uso de inteligência artificial, ensino formal e não formal e preservação do patrimônio, reunindo linhas de pesquisa geomorfológica e temas transversais das geociências e ciências humanas.
Para o acadêmico Jhonatan Mascarenha, do 6º período de Geografia, a experiência foi fundamental para a sua formação. “Cada aluno apresentou seu trabalho, contribuindo para uma rica diversidade de abordagens. Tive a oportunidade de apresentar uma cartilha didática sobre relevo cárstico, o que foi muito enriquecedor. O evento proporcionou trocas de experiências e conhecimentos entre estudantes e pesquisadores. Foi um momento significativo para ampliar nosso olhar científico, sem dúvidas uma vivência marcante e produtiva para todos os envolvidos.”
A presença da UEMASUL no evento reforça o compromisso institucional com a formação acadêmica qualificada e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar o intercâmbio científico com outras instituições e fortalecer a produção de conhecimento na área da Geografia.