UEMASUL e UFMA assinam acordo de cooperação técnico-científica
A parceria entre as instituições, visa a otimização de recursos, o fortalecimento da pesquisa e a promoção de intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo a formação acadêmica.

Os laboratórios são espaços extremamente importantes por permitirem aso estudantes aliarem as teorias às práticas. Foto: Ascom/UEMASUL.
O acordo de cooperação técnico-científica, assinado pela reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e pelo diretor do Centro de Ciências de Imperatriz-UFMA, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, irá implementar ações técnica-científicas entre as instituições para a disponibilização mútua de infraestrutura dos laboratórios dos cursos de Medicina, possibilitando o acesso a equipamentos e tecnologias para os acadêmicos.
A parceria entre as instituições, visa a otimização de recursos, o fortalecimento da pesquisa e a promoção de intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo a formação acadêmica por meio da troca de ideias e experiências entre pesquisadores de diferentes áreas.
O diretor do curso de Medicina, médico André Luiz Pagotto Vieira falou sobre a importância da parceria. ” O foco é a qualificação do ensino médico na região. A cooperação prevê o uso compartilhado de espaços e estruturas fundamentais à formação dos estudantes de medicina, com destaque para o laboratório de Anatomia e laboratório de Peças úmidas da UFMA, que passam a estar disponíveis para atividades acadêmicas da UEMASUL. Essa iniciativa representa um avanço significativo na consolidação do curso de Medicina da UEMASUL, garantindo acesso a ambientes de aprendizagem adequados, modernos e já consolidados, fundamentais para o ensino de disciplinas básicas como Anatomia Humana”.
O curso de Medicina da UEMASUL possui os laboratórios: Ambulatório, Laboratório Morfofuncional 1, Morfofuncional 2, Morfofuncional 3, Centro cirúrgico, Simulação realística, Anatomia seca, Habilidades clínicas médicas 1, Habilidades clínicas médicas 2, Microbiologia e biotecnologia. Os laboratórios serão disponibilizados mediante agendamentos prévios e o acordo prevê um plano de trabalho até 2030.
Os laboratórios são espaços extremamente importantes por permitirem aos estudantes aliarem as teorias às práticas. Nos laboratórios se desenvolvem o aprimoramento das habilidades práticas, o fortalecimento do conhecimento teórico, desenvolvimento da habilidade de diagnóstico, otimização da aprendizagem, prevenção de erros, preparação para a prática clínica e aprendizagem colaborativa.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |