UEMASUL assina acordo de cooperação para criação do Comitê de resíduos sólidos
O projeto irá estabelecer diretrizes e procedimentos para o manejo adequado de todos os resíduos gerados pelas instituições, garantindo uma gestão eficiente, segura e ambientalmente responsável em todas as etapas.

O acordo tem a finalidade de elaborar e implementar um Plano de gerenciamento de resíduos sólidos que atenda à Lei nº 12.305/2010. Foto: UEMA.
A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves assinou, no último dia 11, um acordo de cooperação técnica para a criação do Comitê de gestão de resíduos sólidos. A iniciativa, coordenada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), reúne ainda a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (Ifma).
“A implantação do Comitê de resíduos sólidos entre as instituições de Ensino Superior, é uma demonstração de responsabilidade e respeito com a natureza e as pessoas envolvidas na coleta desses resíduos, que são fonte de renda para uma vida digna dos coletadores. É a busca de implantação de planos ambientais nas universidades, que são espaços de educação em todas as áreas e um compromisso com os mares e o solo do planeta Terra”, pontuou a reitora.
O acordo tem a finalidade de elaborar e implementar um Plano de gerenciamento de resíduos sólidos que atenda à Lei nº 12.305/2010. O projeto irá estabelecer diretrizes e procedimentos para o manejo adequado de todos os resíduos gerados pelas instituições, garantindo uma gestão eficiente, segura e ambientalmente responsável em todas as etapas, desde a geração até a destinação final.
O Comitê de gestão de resíduos sólidos irá elaborar um diagnóstico dos resíduos gerados em cada instituição; elaborar planos setoriais para coleta, transporte e destinação final; organizar campanhas de conscientização para a comunidade acadêmica e implementar tecnologias sustentáveis para tratamento de resíduos. O comitê da UEMASUL é formado pelos professores Ivaneide de Oliveira Nascimento, Aichely Rodrigues da Silva e Jorge Diniz de Oliveira. A expectativa é que, nos próximos meses, as instituições comecem a colocar em prática as diretrizes estabelecidas, tornando-se referência em gestão ambiental no estado.