Título de Doutora Honoris Causa é concedido em sessão solene do CONSUN
A honraria é concedida a personalidades que se destacam por suas contribuições à cultura, à educação ou à humanidade.

O Título Doutora Honoris Causa é a honraria de maior destaque concedida por uma instituição de ensino a personalidades. Foto: Ascom/UEMASUL.
O Conselho Universitário (CONSUN) realizou sessão solene nesta quarta-feira, 23, para a concessão de outorga do título de Doutora Honoris Causa à professora doutora Maria Eline Barbosa Oliveira. O título de “Doutora Honoris Causa”, que em latim significa “por causa de honra” foi concedido pelos relevantes serviços prestados à educação superior pública no estado do Maranhão, durante a 33ª reunião ordinária do conselho universitário, sugerido pela presidente do conselho, professora Luciléa Gonçalves e aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros e conselheiras.
A solenidade foi marcada por muita emoção e prestigiada pelos familiares da homenageada, conselheiros, diretores de curso, técnicos administrativos, pelo presidente da FAPEMA, senhor Nordman Barbosa de Carvalho Filho; presidente do Conselho Estadual de Educação, senhor Geraldo Castro Sobrinho; secretária municipal de Educação de Açailândia, senhora Karla Janys Lima Nascimento, professor Jorge Diniz de Oliveira, representando a presidente da Academia de Letras de João Lisboa, senhora Maria Natividade Silva Rodrigues; professor José Augusto Silva Oliveira, representando o reitor da UEMA, professor Walter Canales Sant’ana.

A solenidade foi marcada por muita emoção e prestigiada pelos familiares da homenageada, conselheiros, diretores de curso, técnicos administrativos e demais convidados. Fotos: Ascom/UEMASUL.
A presidente do CONSUN e reitora, professora Luciléa Gonçalves falou sobre a entrega do título. “É uma grande honra e de muita emoção este momento, porque a Eline foi minha professora, minha orientadora. É uma mulher que fez uma carreira esplêndida na educação do estado, uma mulher que desbravou caminhos e hoje, com este título, nós fazemos um reconhecimento desse trabalho”.
“Este reconhecimento que recebo hoje, não é apenas meu. Ele pertence aos inúmeros colegas, alunos, colaboradores e à minha família que compartilharam comigo essa jornada. Aqueles que caminharam ao meu lado, aos que confiaram na educação como um caminho de transformação e àqueles que dedicam suas vidas ao ensino, deixo aqui minha mais profunda gratidão. Agradeço, especialmente à UEMASUL, aos seus conselheiros e à reitora Luciléa. Esta homenagem renova em mim a certeza de que a educação é e sempre será, a força que molda o futuro”, afirmou Eline.
Esta é a segunda outorga do título de Doutor Honoris Causa concedido pela UEMASUL. O primeiro foi entregue em 2022, ao então governador Flávio Dino, pelos relevantes serviços prestados à educação superior pública no Estado do Maranhão. O Título Doutor Honoris Causa é a honraria de maior destaque concedida por uma instituição de ensino a personalidades que se destacam por suas contribuições à cultura, à educação ou à humanidade.
Conheça a homenageada Maria Eline Barbosa Oliveira

Natural de Pedreiras (MA) e residente em Imperatriz há quase 50 anos, Maria Eline Barbosa Oliveira é graduada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e mestra em Administração – políticas e gestão institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dedicou-se ao magistério por 45 anos, atuando na Rede Estadual de Ensino e na Universidade Estadual do Maranhão onde exerceu as funções de diretora do campus de Imperatriz, vice-reitora, reitora e pró-reitora de pós-graduação e extensão.
Durante sua gestão como reitora da UEMA, criou o Centro de Açailândia e o curso de Medicina no Centro de Caxias. Implantou a pró-reitoria de Extensão da UEMA e articulou, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso, a educação à distância. Por meio do Programa de Capacitação de Docentes, expandiu a presença da UEMA em mais de 30 municípios maranhenses, levando cursos de graduação e de pós-graduação aos professores da rede.
Foi professora dos cursos de Geografia em Imperatriz, em cursos de licenciatura Curta e Plena. Na gestão pública municipal de Imperatriz, ocupou os cargos de assessora de planejamento da Secretaria de Educação, de chefe de gabinete e de secretária municipal de Desenvolvimento Econômico. Também idealizou e instituiu na UEMA, o programa Universidade Integrada da Terceira Idade, sendo reconhecida por sua atuação como coordenadora regional do programa.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: ASCOM
Assessoria de Comunicação – UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |