Programa de Pós-Graduação em Processos E Tecnologias Educacionais
Coordenador: Prof. Dr. Camila Perez da Silva
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Murilo Barros Alves
Modalidade: Profissional
Número de vagas por seleção: 110
Número de vagas por seleção para a UEMASUL: 10
Turno: Diurno
Objetivo
Formar professores pesquisadores, em nível de mestrado, na área de Ciências e Humanidades para Educação Básica, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos, para atuação em uma educação crítica e emancipatória e na produção de conhecimentos, com ênfase nos Processos Inovadores, nas Culturas Digitais e nas Tecnologias Educacionais para a Educação Básica.
Missão
Formar professores pesquisadores capazes de atuar ativamente em projetos, ações e produção de conhecimento que incidam no desenvolvimento, implementação e avaliação de processos e tecnologias educacionais, promovendo o aprofundamento do ensino e da aprendizagem na Educação Básica.
Visão
Conquistar liderança nacional em relação ao desenvolvimento de pesquisas e formação profissional voltadas para as tecnologias educacionais e os processos inovadores e culturas digitais com impacto direto na Educação Básica.
Áreas de concentração
Tecnologias Educacionais para a Educação Básica: Propõe uma abordagem interdisciplinar para explorar o potencial das Tecnologias no contexto educacional, com foco na Educação Básica. Desenvolve, implementa, avalia e analisa recursos digitais, integrando diversas mídias, estratégias e reflexões críticas sobre o uso ético e efetivo das tecnologias na promoção de ambientes de aprendizagem significativos. Contribui para melhoria da educação, democratização do acesso ao conhecimento e formação de professores críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos. Fornece uma base em teorias e metodologias relacionadas às Tecnologias e seu uso na Educação Básica e incentiva pesquisas e inovação no campo das tecnologias educacionais, promovendo conexões entre a formação de professores e as necessidades da prática educacional.
Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica: Ocupa-se de estudos e pesquisas sobre os processos inovadores que articulam as dimensões culturais digitais e tecnológicas para atender as demandas postas no âmbito da Educação Básica. Visa o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias em contextos educacionais voltadas à valorização da diversidade cultural e dos diversos saberes que compõem a sociedade contemporânea. Investiga os campos conceituais da Cultura Digital e dos Multiletramentos que pesquisam e insiram as tecnologias para a promoção e aplicação da hipertextualidade e da multimodalidade, através dos suportes tecnológicos, valorizando as múltiplas linguagens e letramentos com foco em uma formação na perspectiva da práxis, face à concretização de uma educação crítica e emancipatória.
Linhas de pesquisa
Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais: A linha visa desenvolver, implementar e avaliar metodologias, técnicas e ferramentas educacionais, integrando as tecnologias, que possam contribuir com soluções que aprimorem os processos na educação Básica. Propõe realizar análises sistemáticas para medir o impacto dessas ferramentas, incentivando pesquisas aplicadas e inovadoras, que promovam discussões críticas sobre o uso ético e efetivo das Tecnologias Educacionais. Busca bases teóricas que possam contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, estimulando a autonomia e a criatividade dos educadores na implementação, adaptação e avaliação dessas tecnologias.
Formação de professores e tecnologias para a Educação Básica: Nesta linha de pesquisa busca-se refletir sobre teorias e práticas de formação de professores para o uso das tecnologias nos processos na Educação Básica. Visa explorar estratégias relacionadas à didática, a partir da relação teoria e prática, incentivando que docentes repensem suas ações pedagógicas articuladas às tecnologias. Discute a docência permeada pelo digital, dentro de uma proposta de educação em redescolaborativas, ocupando-se do diálogo com foco nas competências e habilidades necessárias para a formação de professores para a Educação Básica.
Processos inovadores e metodologias ativas: Nesta linha de pesquisa reflete-se sobre os processos educativos inovadores e as metodologias ativas, em interfaces entre a linguagem midiática, as práticas docentes e os processos de ensino e aprendizagem. Propõe o desenvolvimento de metodologias ativas, problematizando referenciais teóricos e metodológicos que orientam as práticas docentes e a avaliação da aprendizagem. Ocupa-se do planejamento, da elaboração e da implementação de processos inovadores que contribuam com a formação de sujeitos, em diferentes contextos sociais e culturais.
Culturas digitais e Multiletramentos: Esta linha de pesquisa analisa as transformações educacionais decorrentes da Cultura Digital e a compreensão dos seus impactos na cidadania, nas novas formas de comunicação e de socialização que emanam deste contexto. Investiga os Multiletramentos que perpassam os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias na sociedade contemporânea. Discute os conceitos e aplicações da hipertextualidade e da multimodalidade, analisando diversos suportes tecnológicos, aconstituição de múltiplas linguagens letramentos que se revelam a partir de distintas semioses e dos desdobramentos na prática da Educação Básica.
Docente permanentes do Programa de Pós-Graduação que são servidores da UEMASUL
Camila Perez da Silva | LATTES
Diego Carvalho Viana | LATTES
Gilberto Freire De Santana | LATTES
Ilza Leia Ramos Arouche | LATTES
Jose Milton Lopes Pinheiro| LATTES
Maria Da Guia Taveiro Silva | LATTES
Murilo Barros Alves | LATTES
Disciplinas
Disciplinas obrigatórias
Fundamentos em Pesquisas e Tecnologias Educacionais na Educação Básica.
Laboratório de Pesquisa 1.
Laboratório de Pesquisa 2.
Métodos, Pesquisa Científica e Ética em Ciências e Humanidades.
Tecnologias e metodologias de ensino para a formação de professores.
Cultura Digital e Multiletramentos.
Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais aplicadas à Educação Básica.
Fundamentos em Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica.
Processos inovadores nas Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem.
Disciplinas optativas
Educação, Culturas e Tecnologias Digitais.
Inteligência Artificial e Educação.
Jogos educativos formalizados.
Mídias e Recursos Digitais na Educação.
Processos inovadores e colaborativos em rede.
Práticas docentes e ambientes de aprendizagem significativos.
Tecnologias Emergentes Aplicadas à Educação.
Tópicos Especiais I.
Tópicos Especiais II.
Ética em Tecnologias Educacionais: Reflexões e Práticas Responsáveis.
Documentos
Portaria MEC Nº 213, de 20 de março de 2025 |