Mesa-redonda debate inclusão da Língua Brasileira de Sinais e Braille
O evento em alusão ao Dia Nacional da Libras e o Dia Nacional do Braille contou com a presença de especialistas e representantes das comunidades envolvidas.

A palestra trouxe para os alunos um momento de conscientização sobre acessibilidade e inclusão no ambiente acadêmico. Foto: Ascom/UEMASUL.
Na última quarta-feira, 30, foi realizada a palestra “Conexões inclusivas: Libras e Braille em diálogo”. O debate foi conduzido pelo acadêmico de História, com deficiência visual, Rafael dos Santos Silva, pelo presidente da Comissão da pessoa com deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente provisório da Associação de deficientes visuais, Jadson Gomes.
De acordo com a professora Cláudia Alves, coordenadora de Assistência à Saúde e Acessibilidade (CASA) da UEMASUL, a palestra promoveu o entendimento e a compreensão das pessoas a respeito do que é de fato a deficiência visual. “A inclusão, não é meramente algo que eu coloco a pessoa no espaço educacional e ela está incluída. Hoje, a universidade é considerada a instituição exemplo de inclusão e acessibilidade, exatamente porque tem essa preocupação não só da acessibilidade física, mas também com a acessibilidade pedagógica”, ressaltou Cláudia.
Rafael Silva destacou a importância de trazer para o meio acadêmico a discussão sobre inclusão e acessibilidade. “É possível sim fazer isso nas escolas! […] Como eu falei, acessibilidade não se encontra feita, mas é errado fazer? Não, deve-se fazer. Não está acessível o material? A práxis pedagógica tem que se adaptar. O aluno com deficiência visual pode sim ter acesso da forma correta”, explicou.
A mesa-redonda encerrou um período de atividades realizadas para promover a sensibilização sobre datas importantes do mês de abril, Dia Nacional da conscientização do autismo (02 de abril), Dia Nacional do Braille (08 de abril) e Dia Nacional da Libras (24 de abril). Foram realizadas palestras sobre a conscientização do autismo, deficiência visual e surdez, promovendo a fala de acadêmicos, professores e profissionais que vivenciam isso diretamente.
Texto: estagiária Jeciane Chaves, com orientações da jornalista Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |