Cursos de Pedagogia promovem atividades lúdicas com crianças na Semana do Brincar
As atividades foram realizadas nos campi Açailândia e Imperatriz, com alunos da educação infantil.

A manhã da última sexta-feira, 6, foi marcada pela presença das crianças na universidade durante a realização das brincadeiras. Foto: Ascom/UEMASUL.
Os acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz, e do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, participaram de mais uma edição da Semana Mundial do Brincar. Este ano, o evento tem como tema “Proteger o encantamento das infâncias”, promovendo o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na metodologia do trabalho pedagógico.
No campus Açailândia, o evento foi realizado nos dias 20 a 22 de maio e a programação contou com a realização da palestra “Socialização dos projetos desenvolvidos no curso com foco no lúdico”, organizada por acadêmicos e professores, oficinas de recursos pedagógicos, e foi finalizada com o Dia de brincar que proporcionou a alunos do ensino infantil um momento de brincadeiras organizada pelos acadêmicos.
Na programação do campus Imperatriz, de 4 a 6 de junho, foram realizadas atividades em duas escolas de ensino infantil, e, no último dia, os alunos da escola municipal infantil Frei Benjamin Zanardini estiveram na universidade, para uma manhã de brincadeiras e visitação ao museu e à brinquedoteca.

No campus Açailândia os acadêmicos realizaram atividades manuais com as crianças, como pintura, desenhos e produção de brinquedos com materiais reciclados. Foto: Ascom/UEMASUL.
Para a acadêmica do 4º período de Pedagogia, campus Imperatriz, Denise Moura Sabino, a semana é um direito fundamental da criança. “A semana proporciona um momento enriquecedor tanto para os acadêmicos do curso quanto para as crianças, que têm a oportunidade de conhecer o ambiente universitário de forma lúdica, é muito rica e muito importante para o nosso curso, porque é uma prática, uma experiência que a gente tem com as crianças.”
A professora Susy Kelly Azevedo, uma das organizadoras, ressalta que o momento oferece aos acadêmicos do curso uma formação complementar às salas de aula. “É um momento de integração, de socialização, que possibilita a vivência dos acadêmicos de Pedagogia, nessa experiência da Semana do Brincar e possibilita também às escolas estarem dentro da universidade.”
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha idealizada pelo movimento Aliança pela Infância, realizada anualmente, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, criativo e social da criança.