Cursos de bacharelado e superiores de tecnologia são avaliados pelo Inep
O Enade avaliou o rendimento dos estudantes de 9.812 cursos em todo o país, que estão concluindo cursos de graduação.

26 acadêmicos do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia realizaram a prova. Foto: Ascom/UEMASUL.
Um total de 94 acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Ambiental, campus Açailândia; Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, campus Imperatriz, participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.
O Enade avaliou o rendimento dos estudantes de 9.812 cursos em todo o país, que estão concluindo cursos de graduação, dentro dos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares, desenvolvimento de competências e habilidades e nível de atualização em relação às realidades brasileira e mundial. Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Inep no dia 11 de abril de 2025, em Brasília (DF).
Os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica receberam conceito 4; Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia Florestal, receberam conceito 3. O cálculo do Conceito Enade leva em consideração o número de estudantes participantes, o desempenho na formação geral e o desempenho no componente específico. Os conceitos variam de 1 a 5, com a nota 3 sendo considerada satisfatória e notas 4 e 5 indicando alto nível de qualidade.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
*Com informações do portal Gov.com.br