Aspectos emocionais no envelhecimento são tema da aula magna da terceira turma
Com aulas no período vespertino, a turma deste ano terá disciplinas voltadas para arte, cultura, saúde física e mental.

O programa tem como objetivo criar um espaço de convivência intergeracional, buscando diminuir a segregação entre jovens e idosos. Foto: Ascom/UEMASUL.
Na tarde desta segunda-feira (07) iniciaram as atividades da terceira turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). A Aula Magna “Aspectos emocionais e psicológicos do envelhecimento”, conduzida pela psicóloga Thallyse Castro, proporcionou um momento de reflexões e trocas de vivências e experiências entre os 58 novos acadêmicos e acadêmicas.
Criado em 2018, o programa de extensão, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), tem o objetivo de priorizar as potencialidades do idosos, por meio de atividades de múltiplas ações artísticas, corporais, criativas, expressivas e produtivas que garantem a melhoria na qualidade de vida dos participantes.
“Ao acolhê-los, nos colocamos em constante reflexão sobre a adaptação dos espaços físicos, a qualidade de vida das pessoas idosas, como lidar com sensações, vivências e desafios enfrentados por eles. Portanto, a presença desses idosos nos ensinam. Aprendemos como nos tornar uma universidade mais acolhedora, afetuosa, empática, inclusiva e humana. Esse modo de ser da universidade vai constituindo também o modo de ser de cada uma das pessoas que são privilegiadas de dividir os mesmos espaços que eles, que se tornam alegres e contagiantes”, comentou o pró-reitor, professor José Milton Lopes Pinheiro.

Durante a aula, acadêmicos e acadêmicas compartilharam suas vivências e expectativas para o semestre. Foto: Ascom/UEMASUL.
Com aulas no período vespertino, a turma terá disciplinas voltadas para doenças imunopreveníveis na terceira idade, mudanças climáticas e bem-estar, ecologia, uso de plantas medicinais, construção de jogos de memórias e crônicas. As aulas encerram em dezembro.
A estudante Maria do Socorro Alencar, falou sobre suas expectativas para iniciar as atividades. “É a primeira vez que estou participando da UATI. Eu resolvi me inscrever por curiosidade. O espaço da UEMASUL é muito bom e minha colega que já participou disse que amou! Quando eu era mais jovem, por conta do trabalho, nunca pude participar de algo assim, por isso, depois que me aposentei resolvi aproveitar as oportunidades desses momentos dedicados à nossa idade. Para mim tudo é novidade, ainda não sei o que me espera, mas sei que aqui vou ter muitos momentos de diversão e vou aprender muitas coisas importantes. Estou muito animada e com muita vontade de aprender”.
O Boletim Social do Maranhão, que tem o objetivo de fornecer indicadores atualizados sobre temas da realidade social, demonstrou que o estado é o quinto com mais pessoas centenárias, com 2.470 indivíduos de 100 anos ou mais, e o 10º estado com mais pessoas com 80 anos ou mais, totalizando 125.523 idosos.
Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |