Após três dias de imersão, encontro de Ciências é finalizado
A edição deste ano promoveu espaços de socialização de pesquisas e realização de atividades relacionadas às áreas envolvidas

O encontro contou com a participação de estudantes de outras instituições dos ensinos fundamental e médio. Foto: Ascom/UEMASUL.
A 3° edição do encontro de Ciências, Matemática e Ensino iniciou na quarta-feira, 28, organizado pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) por meio dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. A edição deste ano teve como tema “Formação acadêmica e perspectivas de atuação”, com o intuito de apresentar os diferentes caminhos profissionais das áreas relacionadas.
No primeiro dia do encontro os participantes ouviram palestras que abordaram aspectos profissionais e acadêmicos nas ciências. O administrador Sancley Estany da Silva Lima, ministrou a palestra “Plano de negócios” e a professora Márcia Suany Dias Cavalcante foi responsável pela palestra “Integrando extensão e currículo: novos caminhos para as Ciências Exatas e Naturais”. Também foi realizada a mesa-redonda “ Formação acadêmica e perspectivas de atuação: do ensino superior à pós-graduação.”
O evento promoveu um espaço de socialização de pesquisas e realização de atividades relacionadas às áreas envolvidas. Para o diretor do CCENT, professor Francisco Catunda, o momento foi de suma importância. “Mais uma edição do evento que trará luz às dúvidas de nossos acadêmicos, além de mostrar novas perspectivas de atuação na graduação e pós-graduação das áreas”, reforçou o professor.
A acadêmica Jamily Ferreira, disse que o evento funciona como uma ponte para novos conhecimentos e novos contatos com especialistas. “A relevância do evento está totalmente ligada à minha trajetória e objetivos futuros, como estudante e futura educadora, e é isso que o ECME proporciona, um passo para me tornar uma profissional mais preparada e comprometida”.

A exposição de trabalhos científicos durante a programação do encontro foi mais uma forma de promover a ciência e aproximar a comunidade da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL.
Durante o segundo dia do evento foi realizada mais uma edição da Feira de ciências, que contou com exposições de trabalhos desenvolvidos por estudantes dos ensinos fundamental e médio de diversas escolas de Imperatriz. Na ocasião, os alunos puderam compartilhar com o público, os resultados de pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente escolar, promovendo um espaço de troca de conhecimentos. O evento foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 30.