Acadêmicos de Administração realizam visita técnica ao porto do Itaqui em São Luís
Os alunos foram recebidos pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), para conhecer a cadeia logística do funcionamento do Porto.

A visita possibilitou experiência prática no funcionamento de uma empresa do setor logístico. Fotos: alunos do curso.
O curso de Administração do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz, realizou no dia 24 de abril uma visita técnica no porto do Itaqui, em São Luís (MA). O objetivo da atividade foi de ampliar a visão dos acadêmicos sobre os processos administrativos, imersão prática de gestão, operações, conectando teoria e prática e a importância estratégica do porto para as economias regional e nacional.
Acompanhados pelo professor Thiago Sousa, do curso de Administração, 10 alunos do 4º período tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas como gestão de materiais, suprimentos, logística portuária, mercado internacional e na estrutura administrativa da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do porto do Itaqui.
A acadêmica de Administração, Belisia Juliana Fernandes, participou da visita e relatou que, antes da atividade, nunca tinha ouvido falar sobre o local. Foi por meio da visita que ela teve a oportunidade de conhecer o porto e compreender sua relevância para a economia regional e nacional. “Fiquei muito curiosa e satisfeita em ver de perto como funcionam os processos de exportação e importação, além de perceber o impacto direto que o porto tem no desenvolvimento econômico do estado”, afirmou.
A visita técnica representou um momento de grande relevância para os estudantes, proporcionando a oportunidade de aprofundar na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A experiência permitiu que compreendessem de forma mais concreta o funcionamento de uma empresa inserida no setor logístico e o alcance nacional e internacional.
De acordo com o professor Thiago, “a iniciativa teve como propósito proporcionar uma vivência prática que contribua não apenas para o entendimento da logística, mas também para a formação integral dos alunos enquanto futuros administradores”, destacou.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária ou (EMAP) é uma corporação pública, de caráter jurídico de direito privado criado em 1998 pelo governo do estado do Maranhão, e sediada no porto do Itaqui, na Baía de Saõ Marcos, em São Luís, capital do estado. A empresa tem por objetivo realizar a administração e exploração comercial de portos assim como a logística e exercícios de soberania portuária no Itaqui.
Texto: estagiária Elizangela Almeida, com orientações da jornalista, Lorena Guimaraes
Fotos: alunos do curso.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |