Publicado edital para inscrições no PAES 2026
A alteração da Medida Provisória nº 497/2025 estabelece 50% de reserva para egressos da rede pública de ensino e redefine os beneficiários das cotas, além de alterar os percentuais e as regras de comprovação.

A partir de segunda-feira, 28 de julho, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. O prazo segue até o dia 22 de agosto. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site sigconcursos.uema.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00, e poderá inscrever-se no processo seletivo o candidato que concluiu integralmente o ensino médio. Nesta edição do PAES serão ofertadas 530 vagas para Imperatriz, 200 vagas para Açailândia e 120 para Estreito, totalizando 850 vagas distribuídas nos dois semestres.
O PAES este ano tem mudanças significativas em função da Medida Provisória nº 497/2025, publicada pelo Governo do Estado no dia 7 de julho. A nova MP regulamenta a política de cotas sociais e étnico-raciais para o ingresso nos cursos de graduação das instituições públicas estaduais de ensino superior. A principal alteração da MP estabelece 50% de reserva para egressos da rede pública de ensino. A nova legislação amplia e redefine os beneficiários das cotas, além de alterar os percentuais e as regras de comprovação.
O processo destina-se ao preenchimento de vagas para o primeiro e segundo semestres de 2026, nos cursos de graduação da UEMASUL e UEMA. A prova do PAES 2026 será realizada em etapa única no dia 30 de novembro de 2025, constituída de 60 questões objetivas de múltipla escolha e redação. São leituras obrigatórias: Canto à beira-mar (Maria Firmina dos Reis), As meninas (Lygia Fagundes Telles), Entre a espada e a rosa (Marina Colasanti).
Para mais informações, cursos e vagas da UEMASUL acesse o edital aqui.