Acadêmicos de Letras promovem leitura para crianças e adolescentes
A iniciativa teve como objetivo incentivar o hábito da leitura nas escolas de Açailândia.

O evento foi importante tanto para a formação dos acadêmicos envolvidos, como para as instituições que receberam a proposta. Foto: equipe do projeto.
O curso de Letras/Língua Portuguesa do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, realizou a atividade de extensão “Entre livros e sonhos” nos dias 26 e 27 de junho, na escola municipal Antônio Oliveira Campo, no Plano da Serra e na Creche Alaíde Silva Sousa, Jardim Aulídia. A programação incluiu contação de histórias, leitura de obras infantis e dramáticas.
Na escola municipal Antônio Oliveira Campo, participaram quatro turmas do 6º ao 8º anos, somando mais de 100 adolescentes e pré-adolescentes. Com eles, os acadêmicos e professores trabalharam minicontos da obra “Adeus, contos de fadas”, de Leonardo Brasiliense, abordando temas como mudanças, crescimento e menstruação, por meio de leituras dramatizadas e interativas.
A atividade foi conduzida por 23 acadêmicos do 6º, 7º e 8º períodos, que se dividiram em dois grupos: um focado na leitura juvenil e outro na infantil. Além da aplicação das atividades, os estudantes ficaram responsáveis pela seleção das obras, montagem de cenários e organização das dinâmicas.
A acadêmica Viviane Alves, do 6º período, ressaltou a relevância da iniciativa ao enfatizar que a atividade ultrapassa os muros da universidade, promovendo o acesso à leitura de forma lúdica e contribuindo para a democratização do conhecimento entre crianças e adolescentes. “As crianças estavam encantadas e muito participativas. Os adolescentes também reagiram muito bem à proposta dramatizada, eles tinham os livros em mãos e acompanhavam as encenações com entusiasmo”, relatou.
De acordo com a coordenadora da atividade, professora Thaisa Viegas, cinco turmas de crianças, com idades entre 2 e 5 anos, participaram das dinâmicas com leituras infantis e brincadeiras lúdicas. O ambiente foi preparado com tapetes coloridos, livros ilustrados e cenários temáticos, o que chamou a atenção e tornou a experiência envolvente.
“Trabalhamos com instituições fora da região central de Açailândia. Entendemos que são espaços que carecem de ações como estas. É a primeira vez que o projeto acontece. Todas as vezes que a disciplina de Literatura Infanto e Juvenil for ofertada, nós iremos promover este projeto de leitura com crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora.
A ação fortalece a importância da literatura na vida cotidiana de crianças e adolescentes para o desenvolvimento de cidadãos críticos e autônomos, contribuindo para formação dos acadêmicos e para as instituições envolvidas. A atividade reforça ainda a ideia de que o acesso à literatura é um direito fundamental em todas as fases do desenvolvimento humano.
Texto: estagiária Elizangela Almeida, com orientações das jornalistas, Lorena Guimarães e Mari Marconccine
Fotos: equipe do projeto Entre livros e sonhos
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |