A semana promove a integração entre estudantes, professores e a comunidade externa.
O Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito, por meio do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, vai promover entre os dias 14 e 18 de julho a II Semana Acadêmica de Letras. Este ano, o evento tem como tema “Conexões e saberes que se entrelaçam”, com o objetivo de promover um espaço de reflexão, debate e aprofundamento em temas relevantes para os estudos da linguagem, literatura e cultura, estimulando a comunidade acadêmica na construção de conhecimentos entre discentes, docentes e profissionais da área.
Programação
14/07 (segunda-feira)
19h | Abertura – Saberes ancestrais na educação: resgate histórico, ensino e aprendizagem como ferramentas de valorização cultural no contexto escolar
Abertura Cultural
19h | Encenação de narrativa tradicional do povo indígena Apinajé: mito do sol e da lua, com os acadêmicos do 5º período do curso de Letras
19h30 | Apresentação de trabalhos – Léxico etnotoponímico: os topônimos presentes na aldeia Mariazinha como recurso de história e cultura dos povos Apinajés.
20h | Intervenção cultural – Apresentação de novo conto indígena Apinajé: a história de um indígena guerreiro.
20h30 | Palestra – Saberes, história, resistência e cultura Apinajé no contexto escolar.
Palestrantes: Euclides Apinajé (Cacique da aldeia Mariazinha); Silivan Apinajé (mestrando em História, Política e Bens Culturais e gestor escolar da escola indígena Tekator); Júlio Kamêr Apinajé (professor mestre em Antropologia) e Percília Dias Morais (professora mestranda em Linguística e Literatura).
21h30 | Vivência cultural – Exposição de artefatos e acessórios tradicionais Apinajé e oficina aberta de grafismo corporal.
15/07 (terça-feira)
19h | Palestra – Afrofuturismo: empretecendo futuros
Palestrante professor me. Rafael Aranha de Sousa
20h30 | Encontro de autores regionais com Ester Miranda Paiva, Ana Guimarães Brito, Adriana de Souza Alves Rabelo e Neto Palmeiras.
16/07 (quarta-feira)
19h | Mesa-redonda “Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa: Desafios para a formação crítica”. Professores participantes: Dra. Daniela Jaqueline Tôrres Barreto; Esp. Elayne Sared da Silva Morais e Esp. Márcia da Silva Lima.
20h45 | Comunicação oral – Relatos de experiência do minicurso “Jogos de palavras: semântica e humor na Literatura”, através de resumos expandidos.
17/07 (quinta-feira)
19h | Minicurso – Como Inserir o Cinema Brasileiro no ensino da literatura.
Ministrante: professor me. Joildo Sousa Costa de Oliveira.
20h40 | Mesa-redonda – A representação da realidade brasileira na literatura: como autores abordam os desafios e particularidades do Brasil.
Professores participantes: Me. Daiane Araujo Avelino Bezerra, Me. Tatiana Santos Oliveira.
18/07 (sexta-feira)
19h | Apresentação cênica – Dom Casmurro revisitado: júri literário e leitura cênica.
Apresentada pela turma 2023.1 do curso de Letras.
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA
Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA
Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA
© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.