SALA DE IMPRENSA

18/07/2025

II Semana acadêmica de Letras

A semana promove a integração entre estudantes, professores e a comunidade externa.


Ascom UEMASUL

 

O Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito, por meio do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, vai promover entre os dias 14 e 18 de julho a II Semana Acadêmica de Letras. Este ano, o evento tem como tema “Conexões e saberes que se entrelaçam”, com o objetivo de promover um espaço de reflexão, debate e aprofundamento em temas relevantes para os estudos da linguagem, literatura e cultura, estimulando a comunidade acadêmica na construção de conhecimentos entre discentes, docentes e profissionais da área. 

 

Programação

14/07 (segunda-feira)

19h | Abertura – Saberes ancestrais na educação: resgate histórico, ensino e aprendizagem como ferramentas de valorização cultural no contexto escolar

Abertura Cultural 

19h | Encenação de narrativa tradicional do povo indígena Apinajé: mito do sol e da lua, com os acadêmicos do 5º período do curso de Letras 

19h30 | Apresentação de trabalhos – Léxico etnotoponímico: os topônimos presentes na aldeia Mariazinha como recurso de história e cultura dos povos Apinajés. 

20h | Intervenção cultural – Apresentação de novo conto indígena Apinajé: a história de um indígena guerreiro.

20h30 | Palestra – Saberes, história, resistência e cultura Apinajé no contexto escolar.

Palestrantes: Euclides Apinajé (Cacique da aldeia Mariazinha); Silivan Apinajé (mestrando em História, Política e Bens Culturais e gestor escolar da escola indígena Tekator); Júlio Kamêr Apinajé (professor mestre em Antropologia) e Percília Dias Morais (professora mestranda em Linguística e Literatura).

21h30 | Vivência cultural – Exposição de artefatos e acessórios tradicionais Apinajé e oficina aberta de grafismo corporal.

 

15/07 (terça-feira)

19h | Palestra – Afrofuturismo: empretecendo futuros

Palestrante professor me. Rafael Aranha de Sousa

20h30 | Encontro de autores regionais com Ester Miranda Paiva, Ana Guimarães Brito, Adriana de Souza Alves Rabelo e Neto Palmeiras.

 

16/07 (quarta-feira)

19h | Mesa-redonda “Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa: Desafios para a formação crítica”. Professores participantes: Dra. Daniela Jaqueline Tôrres Barreto; Esp. Elayne Sared da Silva Morais e Esp. Márcia da Silva Lima.

20h45 | Comunicação oral – Relatos de experiência do minicurso “Jogos de palavras: semântica e humor na Literatura”, através de resumos expandidos.

 

17/07 (quinta-feira)

19h | Minicurso – Como Inserir o Cinema Brasileiro no ensino da literatura.

Ministrante: professor me. Joildo Sousa Costa de Oliveira.

20h40 | Mesa-redonda – A representação da realidade brasileira na literatura: como autores abordam os desafios e particularidades do Brasil.

Professores participantes: Me. Daiane Araujo Avelino Bezerra, Me. Tatiana Santos Oliveira.

 

18/07 (sexta-feira)

19h | Apresentação cênica – Dom Casmurro revisitado: júri literário e leitura cênica.

Apresentada pela turma 2023.1 do curso de Letras.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.