Cursinho Popular recebe materiais didáticos
As apostilas servirão como material de apoio durante as aulas do Cursinho Popular.

A iniciativa fortalece o processo de ensino-aprendizagem e amplia as possibilidades de atuação dos tutores, que agora contam com um suporte didático completo. Foto: Ascom/UEMASUL.
A Editora UEMASUL produziu materiais didáticos destinados aos tutores e professores responsáveis pelo programa Cursinho Popular. As apostilas, que servirão como material de apoio durante as aulas, foram elaboradas por professores e bolsistas selecionados por meio de edital. O material foi entregue pela reitora Luciléa Gonçalves, na última segunda-feira, 19.
O programa, sem fins lucrativos, promove o desenvolvimento de ações inclusivas com duração de oito meses. Para contribuir com um melhor desempenho dos alunos na aprovação no PAES, é realizado um acompanhamento individualizado, pautado em um uma relação aberta, com diálogo constante e respeito mútuo.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Niara Moura Porto, o objetivo é ofertar um cursinho preparatório gratuito à população que não possui recursos suficientes. “O curso oferece simulados periodicamente no formato da prova do PAES. Ao longo das aulas, os alunos recebem diariamente atividades complementares, de acordo com os conteúdos ministrados no dia”, destacou.
Para o estudante William da Silva Soares, de 17 anos, é muito importante fazer o cursinho preparatório, o que possibilita o ingresso ao ensino superior. Ele tem como objetivo conquistar uma vaga no curso de nutrição ou em educação física. “Para mim o preparatório é muito importante, já que favorece uma democratização do ensino para quem, assim como eu, não tem condições de pagar um curso pré-vestibular”, relata.
O Cursinho Popular é um programa de extensão voltado para alunos de baixa renda de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas que almejam conquistar uma vaga no ensino superior. As vagas são ofertadas para os campi Açailândia e Imperatriz, ampliando as oportunidades de preparação do vestibular para os estudantes. Na unidade Imperatriz, são oferecidas doze disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Redação, Sociologia, Filosofia, Biologia, Geografia, Física, Língua Estrangeira (Inglês), História e Química. Em Açailândia, são quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Redação.