Publicado edital para estudantes em situação de vulnerabilidade
O processo seletivo visa democratizar o acesso à universidade e garantir a permanência de estudantes na universidade.

As inscrições serão realizadas mediante preenchimento e inserção dos documentos previstos no edital e no formulário cujo link disponibilizado no SIGAA. Foto: Ascom/UEMASUL.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), e da Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), publicou nesta terça-feira, (13) o edital nº 06/2025 de assistência estudantil que contempla os auxílios: alimentação, refeição, moradia, creche e transporte. As inscrições para a seleção já estão disponíveis e podem ser feitas por meio de formulário disponível no SIGAA, até o dia 01 de junho de 2025.
Ao todo, são 1.155 auxílios oferecidos para discentes regularmente matriculados na UEMASUL, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada. Desse total, são 248 auxílios de alimentação, 43 auxílios creche, 132 auxílios moradia, 349 auxílios refeição, e 383 auxílios transporte. A fundação Sousândrade destina recursos para 63 auxílios aos discentes do Programa caminhos do sertão, distribuídos em 29 auxílios alimentação, 7 auxílios creche, 2 auxílios moradia e 25 auxílios transporte.
O auxílio alimentação é exclusivo para os campi Açailândia, Estreito e para o Programa caminhos do sertão, pois visa complementar despesas com alimentação nos campi onde não há restaurante universitário. Já o auxílio refeição é exclusivo para acadêmicos do campus Imperatriz. A PROEXAE irá realizar nos dias 15, 16 e 19, nos campi Imperatriz, Açailândia e Estreito, palestras destinadas a explicar e tirar as dúvidas sobre os auxílios do Programa de auxílio estudantil.
Programação:
Campus Imperatriz
Dia 15 de maio às 13h – auditório do CCA
Dia 19 de maio às 13h – auditório do prédio I
Dia 19 de maio às 18h – auditório do prédio I
Campus Açailândia
Dia 15/05 de maio às 18h – sala 08
Campus Estreito
16/05 de maio às 18h – auditório
Na ocasião, os acadêmicos poderão tirar dúvidas, entender as principais causas de indeferimento de inscrição e como montar o processo completo e correto. Os programas e projetos de assistência estudantil por meio dos auxílios financeiros minimizam os efeitos das desigualdades sociais e garantem a permanência dos estudantes na universidade. Para saber os pré-requisitos exigidos e demais informações, os estudantes devem consultar o edital.